ARTIGO: Futuro Planejado

05/11/2018 14:30:00

Por Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi

ARTIGO: Futuro Planejado

Por Vanildo Leoni
Diretor executivo da Viacredi, que compõe o Sistema Ailos

 

Muitas pessoas ficam em dúvida quando o assunto é previdência privada. Ter ou não ter? Ela é realmente necessária, mesmo sendo contribuinte da previdência social?

Essas são algumas das questões de quem pensa sobre os investimentos no futuro. Outros, mais pessimistas ou humorados, disparam a célebre frase: “nem sei se estarei vivo amanhã, imagina daqui a 20 ou 30 anos”.

Pois é, mas conforme dados do IBGE muitos de nós estaremos vivos nesse período, sim. Segundo o instituto, até 2050 a população idosa vai triplicar no país.

De 20 milhões em 2010 para mais de 60 milhões. Isso afetará, e muito, a configuração de vida em diversos aspectos, inclusive as formas de previdência. Somente esse dado já responde sobre a relevância e os drásticos impactos dos investimentos futuros.

Profissionais autônomos, por exemplo, sofrem com as oscilações do mercado para quitar as contas mensais. Assim como um mês de trabalho pode ser muito lucrativo, o outro poderá ser péssimo.

E a previdência privada é um dos suportes que trará mais estabilidade e qualidade de vida para a sua velhice, pois contar somente com a aposentadoria pública é muito arriscado.

Você sabia que ela tende a ser bem inferior ao seu salário atual, seja você um trabalhador autônomo ou assalariado? Outro problema de depender apenas dos recursos do governo é a instabilidade nas regras.

Você pode se programar para parar de trabalhar aos 60 anos, por exemplo, e quando chegar lá a idade mínima exigida ser maior. 

A educação financeira é essencial independente da sua idade e investir no futuro também é uma forma prática de se educar financeiramente. Como a previdência privada é feita por empresas de solidez no mercado, os seus recursos serão geridos de forma segura e mais rentável.

Analise com calma, converse com especialistas e com amigos que já contam com o suporte antes de escolher a sua.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Banco Central, 69% dos brasileiros afirmaram não ter poupado nenhuma parte da renda recebida nos últimos 12 meses.

Um fator que tem enorme impacto nos resultados dos investimentos é o tempo. Ou seja, quanto mais cedo começar, com um pouquinho que seja, daqui 30 anos pode representar uma pequena fortuna.

Sabemos que os jovens pensam muito no imediatismo sem pensar muito no amanhã, então se eu pudesse dar um conselho para todos é que viver o momento atual é relevante sim, mas ter um mínimo de planejamento é extremamente importante. Se você não pensar no próprio futuro, quem pensará por você?