Epagri lan�a aplicativo com informa��es estrat�gicas sobre agroneg�cio

28/03/2019 07:00:00

Solu��o re�ne dados do setor e auxilia na toma de decis�o do empres�rio

Epagri lan�a aplicativo com informa��es estrat�gicas sobre agroneg�cio

A Epagri lança nesta sexta-feira, 29 de março, em Florianópolis, o aplicativo InfoAgro.

O produto coloca na palma da mão de agricultores, tomadores de decisão, jornalistas e cidadãos, informações estratégicas sobre o agronegócio catarinense.

É uma revolução na forma de acessar números que antes estavam organizadas em planilhas, tabelas, textos e outros documentos arquivados em computadores de técnicos de instituições estaduais e federais.

O projeto foi delineado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e suporte tecnológico do Ciasc.

O aplicativo reúne dados anuais de produção vegetal, animal e leiteira, importações e exportações do setor agropecuário, além de apresentar as ações em políticas públicas e Valor Bruto de Produção (VBP). 

A aba de preços de produtos é atualizada mensalmente.

Em cada aba, um botão “saiba mais” remete a um painel web com informações detalhadas, ilustradas por gráficos que permitem comparações entre valores.

Para desenvolver o novo produto, foi preciso antes integrar as bases de dados de órgãos estaduais como Epagri, Cidasc, Ceasa e Secretaria da Agricultura e da Pesca.

Também foram adicionados dados de fontes externas, como os de crédito fundiário, gerados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Tudo é reunido na plataforma Boa Vista, tecnologia big data desenvolvida pelo Ciasc, que disponibiliza de forma inteligente e rápida grandes volumes de dados.

“Com o lançamento do InfoAgro a Epagri mostra que está alinhada com o programa Governo sem Papel, que prioriza geração de informações digitais em substituição às impressas”, argumenta Edilene Steinwandter, presidente da empresa.

O aplicativo InfoAgro já está disponível para download grátis em celulares Android.

Na primeira semana de abril ele será disponibilizado, também de forma gratuita, para iOS.