Senar/SC presta assist�ncia t�cnica de forma virtual aos produtores

27/04/2020 14:30:00

Senar/SC presta assist�ncia t�cnica de forma virtual aos produtores

O Sistema FAESC/SENAR/SC tem adotado o atendimento remoto a produtores rurais para Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) às propriedades.

Desde a segunda quinzena de março, os técnicos de campo vinculados ao Programa ATeG utilizam plataformas online para interagirem com os produtores rurais.

Na ATeG em pecuária de corte, os profissionais auxiliam os produtores a encontrarem soluções para o plantio e manejo de pastos de inverno, além do controle sanitário e nutricional dos rebanhos e do planejamento de engorda do gado.

 

De acordo com a coordenadora estadual da ATeG nas cadeias de pecuária leiteira, apicultura, olericultura, piscicultura e maricultura, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, o atendimento virtual dá suporte e mantém o vínculo com os produtores que necessitam de acompanhamento contínuo no campo. 

Segundo ela, o contato entre técnicos e produtores está sendo feito semanalmente por videochamadas, com acompanhamento de toda equipe de supervisores regionais e supervisores técnicos da ATeG.

 

De acordo com o vice-presidente de finanças da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Antônio Marcos Pagani de Souza, que coordena o programa estadual da ATeG de pecuária e ovinocultura de corte, os técnicos também estão trabalhando a gestão das propriedades frente ao cenário econômico mundial alterado pela pandemia:

 

“Há uma necessidade ainda maior de o produtor rural ser eficiente na gestão dos negócios para aumentar a produtividade e reduzir os gastos no momento de crise”. 

“Nada substitui a presença do técnico de campo diretamente nas propriedades, customizando atendimento e atuando de forma prática. Mas essa é uma importante medida que fomenta a economia do Estado”.

“A iniciativa não apenas estimula a produção agropecuária gerando renda, como também faz com que o comércio voltado para o setor continue aquecido, como o mercado de insumos agropecuários, medicamentos para os rebanhos, rações, adubos, combustíveis e prestação de serviços”.

 

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a medida é importante porque o momento é de cautela em todas as áreas produtivas do Estado:

 

“Não sabemos ainda o tamanho dos impactos da pandemia e estamos atravessando um período de forte estiagem, dois fatores que deixam os produtores apreensivos”.

“É neste momento que a assistência técnica se torna ainda mais fundamental para dar a eles suporte, segurança e conforto. É um período que exige cautela e critérios na gestão das propriedades”.