Sa�de

Santa Catarina tem melhor �ndice de doadores de m�ltiplos �rg�os do Brasil

26/09/2016 09:00:00

Funda��o Pr�-Rim, em Joinville, est� entre as onze institui��es que mais realizam transplantes de rim no pa�s

Santa Catarina tem melhor �ndice de doadores de m�ltiplos �rg�os do Brasil
Estado alcan�ou marca de 34,9 doadores de m�ltiplos �rg�os por milh�o de popula��o e lidera o ranking nacional (Foto: Divulga��o)

O Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), classificou Santa Catarina com o melhor índice de doadores de múltiplos órgãos por milhão de população no primeiro semestre de 2016.

O Estado alcançou a marca de 34,9 doadores pmp (doadores de múltiplos órgãos por milhão de população), taxa que confirma a liderança catarinense no ranking nacional. A média do país é de 14,0 pmp. 

Atualmente no Brasil, mais de 33 mil pessoas aguardam pela doação de um órgão. O Brasil ocupa o segundo lugar do mundo em número de transplantes, segundo a ABTO.

Porém, de acordo com dados da associação, neste semestre, houve queda não apenas em relação às previsões de crescimento, mas também em comparação com 2015.

A taxa de doador efetivo em 2015 foi de 14,1 pmp. E a previsão para este ano é 16 pmp. Ou seja, 7,1% menor que o ano passado e 18,1% abaixo da previsão. 

O lado positivo é que o Brasil é referência mundial em transplantes. Em 2015, foram realizadas 23.666 cirurgias em todo o país.

A Fundação Pró-Rim, localizada em Joinville, está entre as onze instituições que mais realizam transplantes de rim, dentre os 82 centros do Brasil e é referência nacional neste setor.

A entidade junto com o Hospital Municipal São José já realizou 1.461 transplantes nos últimos 29 anos e é uma das poucas no ranking que não fazem parte de complexo universitário e acompanha a média nacional de transplantes.

Em Santa Catarina, na lista de transplantes da Fundação Pró-Rim são quase duzentos pacientes que, enquanto aguardam por um rim, precisam se submeter ao tratamento de hemodiálise.  

Cerca de 40% dos pacientes renais que chegam à Fundação, para a realização do transplante, são provenientes de outros estados.

Para quem aguarda a doação de um rim na unidade, a média de espera por um novo órgão é de seis meses.

O motivo principal que faz um paciente migrar para Santa Catarina é que a lista de espera por um rim é uma das menores do país.

Conscientização

No dia 27 de setembro, profissionais do ambulatório de transplante renal da Pró-Rim realizam um bate papo sobre doação de órgãos na praça central do Shopping Mueller, em Joinville, às 10h30min e às 19h30min com a participação de pacientes que passaram pelo transplante.  

Associada à Semana de Doação de Órgãos, a Fundação lança a campanha solidária “Doação, um ato de amor” com arte estampada em uma camiseta que será destinada a todos que apoiarem a causa. 

O valor arrecadado será destinado para melhorias no ambulatório de transplante renal da Pró-Rim, que recebe mais de mil pacientes de todo o país em preparo e acompanhamento para a cirurgia.