Ensino

IFSC abre inscri��es para cinco mil vagas em cursos gratuitos

07/10/2016 12:45:00

Oportunidades s�o cursos t�cnicos, educa��o de jovens e adultos, gradua��o, especializa��o e mestrado

IFSC abre inscri��es para cinco mil vagas em cursos gratuitos
Inscri��es devem ser realizadas at� o dia 3 de novembro no site da institui��o (Foto: Divulga��o)

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2017.

São oferecidas cerca de cinco mil vagas para cursos técnicos, Proeja (educação de jovens e adultos), de graduação, de especialização e de mestrado.

Os cursos serão realizados em 21 cidades de todas as regiões de Santa Catarina.

Interessados devem realizar as inscrições até o dia 3 de novembro AQUI. O curso de Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica, oferecido na modalidade EAD, terá inscrições até 21 de outubro.

Para os cursos técnicos em que a seleção é por exame de classificação há uma taxa de inscrição de R$ 55. Para os cursos de graduação em que a seleção é por vestibular, a taxa é de R$ 75.

Essa taxa deve ser paga até 4 de novembro por meio de boleto bancário em qualquer agência, em postos de autoatendimento ou via internet.

Doadores de sangue, pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de famílias de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição até 21 de outubro.

A solicitação deve ser feita no ato da inscrição. O detalhamento do processo está nos editais.

Para os cursos em que a seleção é por sorteio ou pela nota do Enem, não há taxa de inscrição. Também não há taxa para as inscrições no mestrado e nas especializações.

Cursos

As vagas dividem-se entre vários tipos de cursos. Nos técnicos, há três subdivisões: integrado (no qual o estudante faz o curso técnico e o ensino médio no IFSC), concomitante (ensino técnico no IFSC e ensino médio em outra instituição) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).

Semelhantes aos integrados, o curso do Proeja também alia ensino técnico com ensino médio dentro do IFSC.

A diferença está na faixa etária dos estudantes, onde os alunos são pessoas que não concluíram o ensino médio na idade considerada regular.

Os cursos de graduação também têm três subdivisões: licenciatura, para formação de professores, e bacharelado e superiores de tecnologia, que formam profissionais para determinadas áreas. Todos conferem diploma de curso superior para os formados.

E há as vagas para as pós-graduações lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado).

Processo seletivo

O processo seletivo varia de acordo com os tipos de curso.

Nos cursos técnicos, a seleção pode ser por exame de classificação, que será realizado no dia 20 de novembro, ou sorteio público.

Os sorteios públicos serão usados também para os cursos do Proeja.

O ingresso em cursos de graduação poderá ser feito através do vestibular, aplicado no dia 4 de dezembro, ou usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos.

Já o processo seletivo para cursos de especialização varia conforme o câmpus. Cada processo seletivo também possui procedimentos próprios para inscrição. As informações detalhadas devem ser conferidas nos editais disponíveis na página do Ingresso do IFSC.

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de vagas em cursos técnicos, Proeja e de graduação, independentemente do tipo de processo seletivo.

Metade das vagas é destinada a estudantes que vêm de escolas públicas. Dentro desse total, metade é reservada a candidatos com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta inferior a esse valor.

Em ambos os casos, há ainda mais uma subdivisão, a racial: 16% das vagas em cada faixa de renda são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Na pós-graduação, não existe reserva de vagas por critérios sociais ou raciais, mas duas vagas do mestrado podem ser destinadas a candidatos sem vínculo empregatício, que consigam se dedicar integralmente ao curso.

Esses candidatos podem receber bolsa de estudos, se houver disponibilidade de recursos do IFSC.

Cursos disponíveis

Os editais publicados apresentam a relação de cursos e vagas por câmpus. Para verificar o número de vagas e a forma de seleção do curso desejado, consulte os editais disponíveis AQUI.

Para saber mais sobre os cursos, acesse o Guia de Cursos do IFSC.