Tecnologia

Epagri lan�a sistema web para gerenciamento de dados da vitivinicultura

03/02/2017 09:26:00

Produtor pode cadastrar dados de sua produ��o e tamb�m receber informa��es como dados de poda e colheita

Epagri lan�a sistema web para gerenciamento de dados da vitivinicultura
Programa ir� se tornar ao longo dos anos um aquivo hist�rico da produ��o de uvas em Santa Catarina (Foto: Divulga��o)

A Epagri lançou o Sysvitis, um sistema web para gerenciamento de dados da vitivinicultura catarinense.

O sistema lançado é um site que poderá ser acessado por produtores de uvas ou pelo público geral, bastando para isso um login e senha, que devem ser solicitados pelo e-mail [email protected].

Dentro do Sysvitis, o agricultor vai cadastrar dados de sua produção, como fenologia, maturação e colheita.

Ele também vai associar a localização de seu parreiral à estação meteorológica mais próxima e assim, cruzar seus dados com os de clima gerados pelo equipamento, agregando valor à informação final.

O sistema também vai fornecer informações importantes ao produtor, como datas de poda, floração, maturação e colheita adequadas para cada variedade.

Caberá ao vitivinicultor decidir se seus dados ficarão públicos ou para seu uso restrito. Já o usuário comum poderá ver os dados publicados, mas não poderá cadastrar informações no sistema.

Na prática, o Sysvitis vai se tonar, ao longo dos anos, um arquivo histórico da produção de uvas em Santa Catarina, que permitirá ao produtor e aos entes públicos realizar comparações entre safras e tomar decisões mais assertivas.

Ao serem lançados no sistema, os dados também ganharão mais valor graças ao cruzamento com dados climáticos.

Esse cruzamento irá gerar informações importantes para a prática agrícola, explica Hamilton Justino Vieira, Gerente do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Epagri/Ciram), que desenvolveu a tecnologia.

Em breve a Epagri/Ciram lança um aplicativo mobile que vai ser usado pelos agricultores para coleta dos dados em campo.

Esses dados poderão ser coletados mesmo de modo offline e, quando o agricultor chegar com seu celular ou tablet a um local com internet, eles serão automaticamente adicionados ao Sysvitis.