Levantamento

Levantamento aponta sa�de e emprego como prioridades no pa�s em 2017

03/02/2017 13:27:00

Pesquisa da CNI demonstra que quatro a cada grupo de dez brasileiros dizem que o maior problema de 2016 foi o desemprego

Levantamento aponta sa�de e emprego como prioridades no pa�s em 2017
Em segundo lugar, a pesquisa aponta sa�de e corrup��o como principais problemas do Brasil (Foto: Divulga��o)

O emprego está no topo da lista das preocupações dos brasileiros. O desemprego foi o principal problema enfrentado no final de 2016 e a geração de empregos está em segundo lugar na lista de prioridades do país para este ano.

As informações são da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Problemas e Prioridades, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O levantamento mostra que a melhoria dos serviços de saúde foi a mais citada pela população entre as três principais prioridades do Brasil pelo quarto ano consecutivo, com 38% de menções.

A medida é mais importante para as mulheres do que para os homens. O percentual de mulheres que indicam essa medida como uma das três prioridades para o ano que se inicia é de 44%, enquanto que para os homens é de 32%, aponta o levantamento.

No entanto, com o agravamento da crise econômica, a criação de empregos, o combate à inflação e o aumento do salário mínimo ganharam importância para os brasileiros e tomaram o lugar de prioridades ligadas à segurança pública.

A geração de empregos subiu do sétimo lugar em 2014, quando foi citada por 18% dos entrevistados, para o segundo lugar neste ano, quando obteve 32% das menções.

O combate à inflação que estava em segundo lugar no ano passado, com 31% das citações, caiu para o terceiro lugar em 2017, quando foi mencionado por 28% dos entrevistados, que apontaram essa medida entre as três prioridades para 2017.

De acordo com a pesquisa, em quarto lugar na lista de prioridade para 2017, com 26% das citações, ficou o aumento do salário mínimo.

A redução dos impostos também vem ganhando importância para a população. A medida subiu do oitavo lugar em 2014 para a quinta posição neste ano, com 25% das citações entre as três prioridades do país.

De acordo com a pesquisa, entre as medidas que vem perdendo prioridade para os brasileiros estão o combate à violência e à criminalidade e o maior controle das drogas.

O combate à violência ocupou a segunda colocação da lista de prioridades em 2014 e 2015. Caiu para a sexta posição em 2016 e recuou para o oitavo lugar em 2017. O combate às drogas caiu da quarta posição em 2014 para a 11ª em 2017.

Problemas

A pesquisa também identifica os principais problemas enfrentados pelo país em 2016.

Com o agravamento da crise econômica, o desemprego, com 43% das menções, ficou um primeiro lugar na lista de problemas apontados pela população.

Empatados em segundo lugar, ambas com 32% das respostas, ficaram a saúde e a corrupção. A segurança pública ficou em quarto lugar, com 19% das menções dos dois principais problemas do Brasil no ano passado.