Inova��o

Florian�polis recebe dois eletropostos para abastecer ve�culos el�tricos

13/02/2017 19:19:00

Al�m dos novos postos na Capital, h� tamb�m o eletroposto implantado recentemente em Araquari

Florian�polis recebe dois eletropostos para abastecer ve�culos el�tricos
Eletroposto da UFSC oferece carregamento semirr�pido (Foto: ACOM/Funda��o CERTI)

Florianópolis ganhou dois eletropostos para abastecer veículos e bicicletas elétricas: no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, no estacionamento da Fundação CERTI e o outro, no posto Ilha Bela, no bairro Itacorubi.

Além desses dois, há ainda o eletroposto implantado recentemente em Araquari, no posto Sinuelo, no norte do estado.

Com recursos do Programa P&D ANEEL/Celesc e parceria da Fundação CERTI, o projeto viabiliza o primeiro Corredor Elétrico da região Sul, que contará, ainda no primeiro semestre, com uma estação de carregamento de veículos elétricos (VEs) em Balneário Camboriú.

O eletroposto da UFSC oferece carregamento semirrápido, mais adequado para as pessoas que trabalham, estudam ou fazem compras nos arredores do Campus, pois o carregamento pode levar de três a oito horas, dependendo do veículo.

As demais estações são do tipo carregamento rápido, tornando possível reabastecer o VE em 20 minutos.

De acordo com o diretor do Centro de Referência em Energia Sustentável da Fundação CERTI, Cesare Pica, “o eletroposto da UFSC será o primeiro protótipo com tecnologia nacional (hardware e software), o que é inovador no País”.

Ele explica ainda que, para tornar a solução mais atrativa, o software de controle do eletroposto permite o gerenciamento do uso da energia, que é gerada por placas fotovoltaicas.

O usuário contará também com um aplicativo para controle do carregamento em tempo real:

“Esses eletropostos vão permitir que o público do Sul se familiarize com a tecnologia, pois o uso de carros elétricos já é viável na realidade brasileira e, à medida em que as pesquisas avancem, esses veículos elétricos ficarão muito mais acessíveis, do ponto de vista financeiro”, resume Cesare.

Fonte: Celesc