Constru��o Civil

Construtora de Balne�rio Cambori� investe em tecnologia para monitorar obras

23/02/2017 20:40:00

Desde a implanta��o do aplicativo mais de 50 apartamentos j� foram entregues com o uso da tecnologia

Construtora de Balne�rio Cambori� investe em tecnologia para monitorar obras
Foram seis meses de prepara��o, ajustes e treinamento para lan�ar a nova plataforma web.(Foto:Divulga��o)

A empresa Embraed Empreendimentos, fundada em Balneário Camboriú, uma das 100 melhores e maiores empresas da construção civil do Brasil, investe em aplicativo “high tech” com informações detalhadas sobre as obras e os procedimentos realizados antes, durante e após a entrega dos imóveis. Mais de 50 apartamentos já foram vistoriados através da nova tecnologia.

A Embraed Empreendimentos, conhecida pelos seus edifícios de alto padrão e acabamentos artesanais impecáveis localizados, em sua maioria, na cidade catarinense de Balneário Camboriú, inova na aplicação de tecnologia na construção civil. 

O novo sistema, instalado desde o início do ano, informatiza e concentra dados de uma ampla gama de processos desde a fase de construção até a entrega do apartamento incluindo vistorias, inspeções de qualidade e assistência técnica.

Desde a implantação do aplicativo mais de 50 apartamentos já foram entregues com o uso da tecnologia. Entre as inúmeras funcionalidades, ele permite, por exemplo, que o cliente realize vistoria completa através de dispositivo móvel acompanhado por um consultor especializado da construtora. A visita dura cerca de 1h 30min e faz a inspeção de todos os itens do imóvel no momento da entrega. A ficha técnica detalhada, devidamente alinhada com o manual do proprietário, é disponibilizada em tempo real ao cliente.

 “A Embraed Empreendimentos atende a um perfil de público muito exigente e atento aos detalhes. Por isso concentramos internamente vários processos construtivos além da engenharia e obras do empreendimento como: a assessoria de condomínios, os projetos de interiores e até mesmo pequenas reformas. Seguindo esse padrão e acompanhando as tendências do mercado mundial, disponibilizamos agora mais uma ferramenta de comunicação de alta tecnologia que permite o acompanhamento de todo o processo de construção até a vistoria da entrega do apartamento.” diz a presidente do Grupo Embraed Tatiana Rosa Cequinel.  

Já para a construtora, a plataforma cria um histórico do imóvel. Reúne não apenas informações relativas à vistoria, mas também aos processos de qualidade, engenharia, gestão de documentos e segurança no trabalho. Outra vantagem é que facilita o atendimento do pós-vendas. Caso o proprietário do imóvel solicite um reparo em seu apartamento, o colaborador terá acesso à ficha técnica completa e detalhada de todos os itens desenvolvidos e em desenvolvimento, o que facilita e agiliza o atendimento.

Foram seis meses de preparação, ajustes e treinamento para lançar a nova plataforma web.

Gestão de qualidade é benefício do aplicativo

A tomada de decisões para a gestão focada na melhoria contínua dos processos é uma das vantagens do aplicativo. Ao integrar os dados, a plataforma gera indicadores para o desenvolvimento constante de vários departamentos.

“A integração das informações desde o canteiro de obras, passando pela inspeção de materiais e entrega das chaves fornece dados para o aperfeiçoamento das atividades. Temos acesso de forma mais simples a apontamentos sobre a produção, aproveitamento dos recursos, segurança dos trabalhadores e outras etapas do processo para uma gestão cada vez melhor”, comenta Tatiana Rosa Cequinel.

A mobilidade oferecida pela plataforma também permite maior agilidade na gestão.

“O aplicativo pode ser levado para o canteiro de obras até a inspeção dos apartamentos por meio de dispositivo móvel. A rapidez com que essas informações são disponibilizadas é certamente um diferencial na gestão”, conclui a presidente.