Sesi

Sesi Blumenau inaugura espa�o de educa��o pioneiro em Santa Catarina

27/03/2017 12:46:00

Educa��o Maker integra atividades em quatro cursos que promovem explora��o, pesquisa, constru��o e experimenta��o

Sesi Blumenau inaugura espa�o de educa��o pioneiro em Santa Catarina
O espa�o oferecer� os cursos: Tecnologia e Rob�tica, Comunica��o & M�dias (pelo vi�s da arte cinematogr�fica e das artes c�nicas), Ci�ncias e Matem�tica (Foto: D. J. Castro/Divulga��o)

O Sesi Blumenau, entidade do Sistema Fiesc, inaugura no dia 31 de março, às 16h, o primeiro Espaço de Educação Maker de Santa Catarina, no Complexo Esportivo do Sesi - em Blumenau.

Trata-se de um espaço que integra atividades em quatro cursos que promovem exploração, pesquisa, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo, onde crianças e jovens elaboram projetos que propõem soluções criativas e inovadoras para problemas da sociedade contemporânea e do futuro que, rapidamente, se tornam presente.

Essa é uma grande iniciativa para o domínio das novas tecnologias, em que os participantes, com acesso a equipamentos, dos mais simples aos mais modernos e sofisticados - como placas eletrônicas, arduinos, rasperry pi, impressoras 3D e drones -, promovem a ampliação do conhecimento e desenvolvem suas habilidades relacionadas a competências indispensáveis à nova sociedade que se constitui.

“É uma mudança de paradigma da educação tradicional para a educação maker, cujo olhar sobre todo o processo de construção do conhecimento é essencial para a aprendizagem significativa, contextualizada, criativa e inovadora”, explica a diretora do Sesi Vale do Itajaí, Dalila de Carvalho, informando que, a proposta tem como principal foco o desenvolvimento das competências linguísticas, matemáticas, científicas e tecnológicas.

São 1.200 m2 e inúmeros recursos para uma abordagem moderna de conteúdos, em um modelo contemporâneo de educação inspirado em exemplos que deram certo ao redor do mundo, como o Movimento Maker, a metodologia de ensino STEAM e os Fab Labs.

Não há salas de aula, nem quadro negro. No espaço integrado, os participantes podem usar todos os recursos, transitar por todo o espaço, em interação total entre eles e orientadores.

Com investimento em torno de R$ 1,2 milhão, valor utilizado na recuperação da estrutura física, aquisição do mobiliário - que segue o conceito maker -, e nos recursos apropriados à proposta, o espaço oferecerá os cursos: Tecnologia e Robótica, Comunicação & Mídias (pelo viés da arte cinematográfica e das artes cênicas), Ciências e Matemática - com abordagem moderna e ampla de conteúdos relacionados, por exemplo, à criação de protótipos e jogos físicos e virtuais.

Inspirado nas tendências contemporâneas que visam contribuir com a melhoria da educação e da qualificação do mundo do trabalho, o espaço será centro de referência e formação para a ampliação dos outros espaços de Educação Maker do Sesi a serem implantados nas demais regionais do Estado.

Saiba mais

Público-alvo: estudantes de 07 a 18 anos, dependentes da indústria e comunidade em geral.

Proposta pedagógica: cursos com 80 horas, organizados em: Projeto programado (tema pré-definido, por área); Projeto emergente (tema proposto pelos participantes, por área); Projeto integrado (tema com integração entre diferentes áreas).