SBA

Business Game, modelo inovador de treinamento, ser� realizado em Blumenau

27/04/2017 09:30:00

O jogo empresarial pode ser aplicado em v�rios segmentos para os diversos n�veis de colaboradores


O reconhecido e inovador Business Game, ou Jogo dos Negócios, será realizado pela primeira vez em Blumenau. Será no dia 14 de julho, das 9h às 17h, no hotel Sesc. Podem participar profissionais de diferentes níveis e cargos de empresas dos mais variados segmentos. O treinamento é uma realização da SBA Consultores Associados e será aplicado pelo próprio consultor que desenvolveu o curso, Roberto Machado.

Os interessados podem fazer a inscrição clicando AQUI.

“O Business Game possui foco em pensamento e planejamento estratégico, ele auxilia no desenvolvimento de habilidades nos participantes como trabalho em equipe, tomada de decisões, leitura de relatórios financeiros, entre outras características”, afirma o consultor, que criou o jogo em 1988, quando lecionava Administração Financeira na Universidade de Santa Cruz do Sul (RS).

Para atender às empresas, o Business Game passa por constantes atualizações. Atualmente o Jogo dos Negócios simula uma competição entre cinco empresas que disputam em um mesmo mercado consumidor. Para vencer o game os participantes devem obter os melhores índices em Market Share (fatia do mercado), lucro operacional, liquidez corrente e lucratividade sobre o capital. Cada empresa é representada por uma equipe, onde o número de integrantes varia de acordo com a quantidade de inscritos.

De acordo com Machado, os games têm sido cada vez mais aplicados como modalidade de treinamento empresarial. Dinâmicos, eles trazem vantagens em relação aos modelos tradicionais, entre elas o engajamento dos participantes, a facilidade de aprendizagem e a percepção de aplicabilidade. Voltados a atender às diversas demandas do mercado e segmentos, assim como os diferentes níveis e cargos profissionais, do estagiário ao presidente da companhia, os jogos empresariais são progressivamente mais procurados por fazerem uma simulação da realidade e terem eficácia.

Roberto Machado, que hoje é consultor em Gestão Estratégica e Financeira da SBA Consultores Associados e aplica o Business Game, explica que o jogo se desenvolve em três fases e em cada uma delas os participantes recebem um cenário econômico, financeiro e informações sobre o mercado. Para desconectar do mundo real e entrar neste virtual, não existe um produto específico e a moeda corrente do jogo é a Unidade Monetária (UM).

Com funciona

O jogo, realizado durante um dia inteiro, ocorre em uma sala onde as empresas, previamente identificadas, são contempladas com os participantes, que recebem as instruções de como participar, o Manual do Jogador e acesso ao cenário da fase. As equipes devem discutir e definir a estratégia da empresa perante o mercado e, dentro do prazo estipulado, entregar as decisões em uma planilha.

Na segunda fase as equipes têm acesso a outro tipo de informação, algumas inclusive da concorrência são disponibilizadas, assim como o desempenho de cada empresa. “É muito interessante esse ponto, pois na primeira fase nenhuma empresa sabe o que a concorrente está planejando, já na segunda e terceira fases todas têm acesso a informações que induzem as empresas a entender a estratégia dos demais participantes”, conta o consultor Roberto Machado.

“Tenho aplicado o Business Games há alguns anos e o resultado é a aprovação por todos os participantes. Eles relatam que passam a ter outra percepção para os negócios e conseguem perceber oportunidades de mudanças e melhorias”, conta Roberto Machado. Além disso, ele explica que por se tratar de um game as pessoas conseguem gravar o que foi apreendido, pois contempla teoria e prática. Outra vantagem é o networking e a troca de experiências, já que as empresas são compostas, muitas vezes, de pessoas que nem se conheciam.

Ementa do curso

​Equipes participantes do desafio superam a soma dos desempenhos individuais, adquirem e fortalecem a paixão por resultados. Este treinamento fortalece a cultura de equipe, a mudança do pensamento individual para o pensamento em grupo, a identificação de comportamentos específicos de liderança.

Objetivo do curso

​• Pensamento e Planejamento Estratégico;
• Trabalho em Equipe;
• Leitura e Interpretação de Relatórios;
• Balanço Patrimonial;
• Demonstrativo de Resultados;
• Fluxo de Caixa;
• Movimentação de Estoques;
• Interpretação de Cenários Macroeconômicos;
• Interpretação de Cenários Mercadológicos.

Roberto Machado

Consultor há 18 anos, adicionados a 16 anos de trabalho como executivo em multinacional exercendo cargos de gerência de Planejamento e Diretoria, no Brasil, Uzbequistão, Moçambique e Angola. Atualmente com mais de 100 clientes e muita experiência em Planejamento Estratégico, Operacional, Financeiro e Gestão. Formado em Ciências Contábeis (FURB) com Especializações em Administração Financeira (FGV) e Mercado de Capitais (Cândido Mendes), tem aplicado o Business Game em empresas como Renner, Souza Cruz, Pirelli, Galeazzi, Onodera, entre outras

SBA Consultores Associados

Localizada em Blumenau, a SBA Consultores Associados possui 24 anos de experiência, atendendo empresas de diversos portes e segmentos em todo o Brasil, especialmente em Santa Catarina. A equipe é composta por mais de 20 profissionais, que oferecem consultoria de Gestão Humana, Estratégica, Comercial, Financeira e de Processos, além de pesquisa salarial.

Na área da Educação Corporativa, a SBA Consultores Associados desenvolve cursos que são realizados por profissionais de mercado, que atuam em grandes instituições como FIA, ESPM e INSPER. Além disso, a SBA oferece programas de Pós-MBA e MBAs realizados em parceria com a FIA, de São Paulo.