neg�cios

M�todo de gest�o do Google ajudam no crescimento de startups de Santa Catarina

08/12/2017 12:00:00

Os OKRs auxiliam as empresas a melhorarem seu alinhamento, gest�o e prop�sito

M�todo de gest�o do Google ajudam no crescimento de startups de Santa Catarina

Empresas nascentes em tecnologia seguem modelos de crescimento rápido e gestão inovadora. Popular entre as startups, o método OKR (Objectives and Key Results) as ajuda a manter essas características.

Adotado pelo Google e Twitter, o OKR nada mais é do que a delimitação de objetivos desafiadores e factíveis, além de resultados chaves elencados para se chegar ao objetivo principal.

A MyTapp, de Florianópolis, trabalha com o método há cerca de sete meses e já percebeu que o sistema ajuda a criar uma cultura focada em resultados e não em tarefas.

Por meio do MIDITEC, incubadora que apoia a MyTapp, a startup teve contato com a CoBlue, primeira empresa a desenvolver um software para gestão de OKR no Brasil.

Segundo George Eich, sócio-fundador da CoBlue, a primeira conexão entre as duas startups se deu por meio de uma mentoria sobre a metodologia.

“Precisamos que as empresas entendam o método e delimitem objetivos reais e desafiadores, além de estarem alinhados com o momento da instituição”, explica.

Junto com o trabalho humano, o software auxilia na motivação de equipes, alinhamento de expectativas e crescimento ágil.

Mateus Bodanese, CEO da MyTapp, explica que o OKR tem ajudado a startup a resolver os problemas de priorização de atividades:

“Passamos de 10 pessoas para 20 em poucos meses e com isso precisávamos delimitar quais eram os objetivos de cada pessoa e de cada setor. Agora, a cada mês, realizamos uma reunião com todas as pessoas da empresa, onde são apresentados os números gerais e analisados os OKRs. Essa reunião traz uma ótima visão para todos de como está a startup e se a operação está de acordo com o que foi planejado”.