negocios

2017 � Um ano de conquistas e o in�cio de uma nova era

14/12/2017 12:00:00

Artigo de Jo�o Luiz Kornely, presidente do SEPROSC

2017 � Um ano de conquistas e o in�cio de uma nova era

JOÃO LUIZ KORNELY
Presidente
SEPROSC - Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina

 

 

O ano de 2017 conferiu ao SEPROSC uma participação ativa na defesa e na conquista de temas importantes para o setor de TI e o mercado em geral.

2017 marca também uma nova era na história da entidade e o setor de tecnologia da informação.

Uma era em que a firme união de todos em torno de nossos propósitos comuns se torna ainda mais urgente, necessária e indispensável.

 

REFORMA TRABALHISTA

Junto com os demais sindicatos congêneres e a Fenainfo, o SEPROSC atuou de maneira enfática na defesa da reforma trabalhista.

Aspectos importantes como o teletrabalho e home office foram fruto da articulação das entidades patronais ligadas à TI, como o SEPROSC e a FENAINFO.

 

NOSSA CONFEDERAÇÃO

O SEPROSC teve também papel decisivo na criação da CONTIC, confederação que congrega a FENAINFO, a Federação de Telecomunicações (Febratel) e a Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática, a Feninfra.

A nova entidade reúne mais de 75 mil empresas  que representam  8% do PIB e empregam mais de 2 milhões de pessoas.

 

A BATALHA CONTRA A REONERAÇÃO

Lutamos e continuamos lutando contra a reoneração da folha de pagamento para as empresas de TI.

Realizamos reuniões, visitas a gabinetes de deputados e lideranças, mobilizamos a imprensa e divulgamos dados importantes.

Mostramos que entre 2010 e 2016 o faturamento bruto das empresas de TI cresceu 12% ao ano, a remuneração média do trabalhador do setor cresceu 14,3% e que criamos mais de 80 mil novos empregos.

São 80 mil empregos ameaçados caso a nossa folha seja reonerada.

Com isso fortalecemos ainda mais a representatividade do setor de TI.

 

UNIÃO DE ESFORÇOS E NOVOS AVANÇOS

O ano de 2017 marca também o fim do imposto sindical patronal, principal fonte de receita do SEPROSC.

Não criticamos a perda desses recursos.

Pelo contrário, sempre defendemos que os sindicatos devem ser autossustentáveis, obtendo recursos a partir dos resultados que apresenta para seus filiados.

O SEPROSC atua na defesa intransigente de seus associados, com ênfase em questões jurídicas e relacionadas principalmente a convenções coletivas e questões de ordem trabalhista e tributária.

Mantemos uma estrutura enxuta e uma política de governança baseada na transparência e no livre acesso dos associados à todas as questões administrativas, gerenciais e procedimentais.

2018 marca, portanto, o início de uma nova era.

Uma era em que as empresas precisam se unir e contribuir para com a manutenção do SEPROSC como uma instituição séria, ativa e comprometida com os resultados para as empresas de TI, auxiliando-as em seu crescimento e desenvolvimento.

Um bom final de ano a todos.

Que tenhamos todos um 2018 marcado por grandes conquistas, sucesso e realizações.