Professoras da UniSociesc ganham Sinapse de Inova��o com pesquisas de nanotecnologia

12/03/2018 19:00:00

Cada uma recebeu R$ 60 mil da Fapesc para abertura da startup

Professoras da UniSociesc ganham Sinapse de Inova��o com pesquisas de nanotecnologia

Duas professoras da UniSociesc, de Blumenau, Marcia Duarte e Gabriela Kozuchovski Ferreira, foram premiadas no VI Sinapse de Inovação, na última quarta-feira, dia 7.

O Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) foi realizado na sede da  Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis.

Cada uma recebeu R$ 60 mil da Fapesc para abertura da startup que irá desenvolver e comercializar os projetos.

O projeto da doutora em Engenharia Mecânica, Marcia Duarte, foi premiado por sua pesquisa de ponta na área dos biomateriais, de eletrofiação com foco na engenharia de tecido utilizando nanotecnologia:

“É um equipamento todo automático para controle das mantas eletrofiadas utilizadas na área biomédica, para crescimento de pele artificial e em doenças periodontais (que atacam a gengiva). E o prêmio Sinapse vai ajudar muito com investimentos no projeto”.

Gabriela Ferreira, pós-doutora em Farmacologia e Engenharia de Materiais, foi premiada por seu projeto baseado na aplicação de nanopartículas de ouro no tratamento de diversas doenças, sobretudo a psoríase:

“O ouro tem diversas propriedades farmacêuticas, é anti-inflamatório, antioxidante e rejuvenescedor. Meu estudo contempla a aplicação dessas nanopartículas de ouro em doenças inflamatórias, principalmente em doenças de pele. E o ouro também não tem a toxicidade que os remédios costumeiramente usados nesse tipo de tratamento”.