Opentech lan�a nova gera��o de software de rastreamento de cargas

20/03/2018 16:00:00

Empresa de Joinville � respons�vel pela seguran�a de 3 mil clientes

Opentech lan�a nova gera��o de software de rastreamento de cargas

De acordo com levantamento da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina), é registrado, em média, um roubo de carga de caminhão a cada dois dias no estado.

O índice de roubos a carga em Santa Catarina mais do que triplicou nos últimos 10 anos.

Em 2008, foram 69 casos, representando um salto de 274% neste período.

Geralmente são cargas de cobre, bebidas e eletrodomésticos.

Na busca pela eficiência na detecção dos riscos associados à movimentação de carga nas estradas, a Opentech, de Joinville, lançou o Rastrear 4.0, nova geração da plataforma de gerenciamento de risco.

A empresa é responsável pela segurança da carga de 3 mil clientes em todo o país.

Isso representa o gerenciamento de mais de 150 mil cadastros de veículos e motoristas e 300 mil viagens a cada mês.

Para isso, o Rastrear 4.0 conta com três módulos:

  • Módulo Parametrização: onde são inseridas em um workflow informações de operação contidas no PGR (Plano de Gerenciamento de Risco) para cada cliente, criando rotinas que devem ser executadas pelo sistema ou operador.

  • Módulo do Operador: tela inicial quando o operador faz o login no sistema, com elementos da Gamificação. O conceito de jogos aplicado à gestão e operação acelera o aprendizado e nivela os operadores de acordo com as melhores práticas. Assim é visto como eles se comportam e respondem a esses cenários, tendo uma meta estipulada e tempo médio para vencer cada desafio, com um score e o ranking dos profissionais com maior pontuação.

  • Módulo Relatório: gera indicadores em relatórios e painéis de controle (dashboards) mostrando o comportamento da operação e como está o nível de serviço da Central de Rastreamento. Dessa forma, o supervisor tem uma visão online em tempo real para uma tomada de decisão rápida, evitando a exposição ao risco ou para ajuste da operação.

Entre os principais clientes estão: Seara, JBS, Gerdau, C&A, 3 Corações.