SENAI/SC participa de desenvolvimento do primeiro sat�lite da ind�stria nacional

22/05/2018 17:00:00

Equipamento dar� uma volta � Terra a cada hora e meia

SENAI/SC participa de desenvolvimento do primeiro sat�lite da ind�stria nacional

Por meio de seu Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados, o Senai/SC, participará do desenvolvimento do primeiro satélite da indústria brasileira.

Com seu projeto orçado em R$ 12 milhões, o equipamento terá a dimensão, em centímetros, de 10x20x30.

Ele dará uma volta à Terra a cada hora e meia, numa órbita de 600 quilômetros.

O objetivo é fazer a coleta de imagens e informações ambientais, especialmente em relação à qualidade da água.

A parceria com a Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre a Telebras e a Embraer, foi formalizada na segunda-feira, 21, em Florianópolis.

O Instituto Senai desenvolverá estação de terra e os softwares de integração do computador de bordo com os diversos componentes embarcados (câmeras, sensores, entre outros).

Além de trabalhar no desenvolvimento dos sensores que ficarão em terra para a coleta das informações que serão recolhidas pelo satélite.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que a participação da entidade no desenvolvimento de satélites é um marco para a inovação no estado:

“O projeto visa estabelecer a capacidade do Brasil de desenvolver um satélite completo”, destacou o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, André Pierre Mattei. “Vamos validar, desenvolver tecnologias, testar soluções quando estiver em órbita. Enfim, é um grande experimento”, salientou. “O SENAI se expõe ao que há de mais moderno em termos de tecnologia. O satélite é grande demandante de tecnologia e isso vai trazer uma enorme capacidade para os nossos pesquisadores, o que vai transbordar para outros projetos e incrementar o nível da indústria catarinense e nacional”.