P�s no Brasil e olhos no mundo

24/05/2018 14:00:00

Por Sheila Censi Braun, diretora executiva da Censi M�quinas

P�s no Brasil e olhos no mundo

Por Sheila Censi Braun
Diretora executiva da Censi Máquinas

 

Há quem diga que o brasileiro é otimista demais. Tem quem prefira nos descrever como sonhadores. No entanto, nossa capacidade de pensar além do básico, de criar soluções de mercado aderentes, nos faz fortes em diversos segmentos.

É assim na área têxtil. Com o crescimento de itens importados, a cadeia produtiva voltou seu olhar para o formato de produção, buscando equipamentos que unissem criatividade e evolução.

Foi dessa maneira que nos firmamos como um fornecedor para marcas de renome e também empresas de pequeno porte.

E o que observamos nestes 20 anos de história é o Brasil pode ser reconhecido também pela sua maneira de se reinventar e, dessa forma, exportar mais do que produtos, mas também boas práticas a países vizinhos. Hoje o mundo todo consome o que desenvolvemos.

Seja na América latina ou mesmo na Europa e na Ásia, o segmento têxtil brasileiro ganha destaque, isso é fato.

Não somos apenas um importador de insumos, mas sim de soluções de mercado, novidades para produção e, claro, toda a brasilidade que nos faz sermos reconhecidos como um povo alegre e criativo, o que também é evidenciado nos produtos finais do setor.

Na Colômbia, por exemplo, onde acontece uma das maiores feiras da América para o mercado têxtil, percebemos que nossa marca poderia ir além. Durante a Colombiatex 2018 pude acompanhar pessoalmente o quanto o que produzimos por aqui tem peso no exterior.

Vi diversas empresas brasileiras servindo de modelo para quem busca produzir mais, com qualidade e redução de custos. E voltei com a certeza de que, com os pés em terras tupiniquins, mas olhos no mundo, o trabalho que desenvolvemos só tem a crescer globalmente.

A internacionalização já é uma realidade para muitas empresas de nossa região e deve se tornar cada vez maior quando os empresários perceberem o quanto criativos são. 

Desenvolvemos mais do que produtos: entregamos boas ideias, que movimentam o mercado e fazem do têxtil brasileiro um setor reconhecido lá fora.  

 

 

* Fundada em 1998 por Solano Censi e Roberto Luiz Spengler, a Censi Máquinas é especializada no desenvolvimento de equipamentos para auxiliar a produção de itens dos setores têxtil, de confecção e decoração. As máquinas do portfólio, presentes em cerca de 2 mil clientes, apoiam desde o início da cadeia de operações, como o corte de tecidos e papéis de paredes, até o etiquetamento de peças destinadas ao consumidor final. São mais de 10 modelos fabricados em Gaspar (SC), cidade em que está a sede da companhia, e vendidos para todo o país. Além do portfólio, a marca desenvolve ainda máquinas sob demanda, exclusivas para o modelo de negócio dos parceiros.