Sete palestrantes do Startup SC Summit d�o dicas para empreendedores

22/06/2018 12:00:00

Evento ocorre nos dias 12 e 13 de julho, em Florian�polis

Sete palestrantes do Startup SC Summit d�o dicas para empreendedores
Andr� Krummenauer, s�cio-fundador da Involves.

A primeira edição do Startup SC Summit, evento oferecido pelo Sebrae, através do projeto Startup SC, que busca unir o ecossistema nacional de tecnologia em Santa Catarina, está chegando.

Serão mais de 80 palestrantes e 1800 participantes unidos para discutir inovação nos dias 12 e 13 de julho, em Florianópolis.

Confira abaixo as principais dicas para empreender de sete palestrantes do evento:

 

Estude o mercado e ouça os clientes

Para André Krummenauer, sócio-fundador da Involves, empresa desenvolvedora do software para gestão de trade marketing Agile Promoter, o único milagre é a água benta que sai da testa: muito trabalho, energia e dedicação intensivo:

“O empreendedor deve investir dias e noites buscando informações sobre o mercado, estudar os possíveis clientes (e as empresas que podem futuramente ser concorrentes) e especialmente conhecer a fundo as dores do público-alvo. Porque nenhuma ideia ‘brilhante’ se sustenta no mercado se não resolver um problema, reduzir custos, alavancar resultados ou agilizar o dia a dia do cliente – sem isso, a inovação do projeto é inócua.‌ Esse estudo é fundamental na fase de planejamento do negócio e deve ser contínuo na vida da empresa. No primeiro ano, quando a empresa ainda está se especializando no seu nicho e o produto está em desenvolvimento, é importante que o empreendedor conquiste os primeiros clientes como parceiros de aprendizagem. A todo momento a participação dos clientes é essencial. Proporcionar a troca de experiências e receber feedbacks são duas medidas que acarretam melhorias significativas no produto. Afinal, os clientes percebem problemas que, muitas vezes, podem ser resolvidos rapidamente”.

 

Cuidado com o efeito manada

Vários estabelecimentos abrem vendendo o mesmo produto ou solução.

Para Guilherme Lopes, líder da Endeavor em Santa Catarina, isso é uma cilada:

“Um erro comum entre empreendedores é seguir o ‘efeito manada’, começar um negócio em um mercado que ele não conhece porque muita gente está investindo e parece algo seguro. Isso não é necessariamente verdade, portanto, comece por onde você mais conhece”.

 

Garanta presença na internet

Luiz D'elboux, Gerente de Marketing da HostGator, destaca que ter um domínio na internet é um meio para alcançar um universo de novos clientes:

"É imprescindível estar presente na internet por meio de um site, blog ou e-commerce, independentemente do tipo do seu negócio. Além de amplificar a divulgação, fortalece sua empresa no mercado e atrai clientes em potencial.".

 

Ofertas “puxadas” por uma demanda de mercado

Marafon, um dos sócios diretores da Softplan, destaca que "na trajetória de um empreendedor, é preciso sim assumir os riscos e percebê-los como obstáculos a serem superados para se alcançar o sucesso, mas pense sempre em ofertas “puxadas” por demandas não atendidas do mercado”.

 

Tenha persistência

Marcos Mueller, CEO do programa Darwin Startup, participa da seleção de empresas iniciais que serão aceleradas e destaca que uma das características que mais chama a atenção na hora da escolha é a proatividade do empreendedor e vontade de fazer dar certo:

“Acreditamos que uma boa equipe é capaz de construir o sucesso, é necessário força para colocar em prática uma ideia e persistência para sobreviver aos desafios”.

 

Explore as ferramentas corretas

Piero Contezini, CEO e cofundador da startup Asaas, acredita que contar com soluções que facilitem o dia a dia pode ser um caminho mais fácil e viável para alcançar e manter o sucesso da empresa:

“Ter o apoio da tecnologia para processos burocráticos ou financeiros, por exemplo, pode fazer a diferença entre uma organização bem gerenciada e o caos nos negócios”.

 

Conheça seu cliente como a palma da sua mão

Sílvia Folster, CEO da Cianet, diz que “muito se fala em desenvolvimento do cliente, mas ainda há uma distância entre a real necessidade e as várias ofertas efetuadas de maneira desconexa. Se uma solução vem a atender uma real necessidade, foque em uma boa proposta de valor, valide seu modelo de negócios e vá em frente”.