Resultado no ambiente de trabalho: como conciliar press�o e assertividade?

04/07/2018 11:00:00

Consultor empresarial d� dicas para que profissionais possam cumprir as metas

Resultado no ambiente de trabalho: como conciliar press�o e assertividade?

A pressão comum dentro das corporações nem sempre fica dentro dos níveis considerados saudáveis e pode, ao invés de resultar em sucesso, acabar tendo o efeito contrário.

De acordo com um estudo da agência de recrutamento Monster.com, 42% dos entrevistados já trocaram de emprego por conta de um ambiente de trabalho excessivamente estressante e 61% relatou alguma doença por conta deste cenário.

Para o consultor empresarial Roberto Vilela, os dados deixam claro a importância de profissionais aprenderem a lidar com momentos de incerteza e a focarem na assertividade de suas ações:

“Você nem sempre vai ter o melhor resultado na primeira tentativa, mas em qualquer trabalho a atuação deve sempre ser voltada para a redução dos pontos negativos. Não é fácil quando há pressão de todos os lados, mas a observação a cada etapa do processo é uma grande aliada”.

Para o executivo, que há mais de 20 anos atua com treinamentos vivenciais, muitas vezes o resultado negativo do estresse se dá por conta da falta de administração assertiva das adversidades:

“É um trabalho em conjunto, que precisa ser executado por líderes e equipes. Manter um diálogo aberto e transparente é sempre o mais indicado, além disso, claro, mesmo sob pressão para se alcançar os objetivos, é fundamental o respeito mútuo. Também é importante investir no feedback constante, o acompanhamento das metas e a atitude quando for necessário recalcular a rota”.

 

Rotina bem definida como aliada

Evitar que o estresse prejudique a assertividade depende também de organização.

De acordo com Roberto, umas das indicações para cumprir metas sem abrir mão da própria saúde é executar ações bem planejadas:

“Você pode, por exemplo, definir a sua agenda semanal antes dela começar e encaixar as atividades de uma forma mais prática. O que pode ser resolvido no escritório e ações em endereços próximos podem ficar juntos. Comece sempre pelo mais urgente ou complexo e deixa as atividades secundárias em segundo plano”.

Reuniões semanais ou quinzenais para definir os próximos passos também deixam a rotina mais clara e menos conflitante:

“No caso dos gestores, é importante ainda delegar funções que não estejam diretamente ligadas ao seu cargo e garantir à equipe liberdade para executar tarefas sem que tudo dependa deles”.

 

SOBRE O CONSULTOR

Especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais, Roberto Vilela é diretor da Mega Empresarial.

A empresa tem 18 anos de experiência e atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de headhunting, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras.

É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.