Alunos da Udesc Ibirama ir�o disputar competi��o mundial de softwares

11/07/2018 11:00:00

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Alunos da Udesc Ibirama ir�o disputar competi��o mundial de softwares

Três alunos do Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, participarão do Multi-Agent Programming Contest.

É uma competição internacional na área de desenvolvimento e programação de sistemas multiagentes, formados por softwares autônomos que cooperam entre si, cada um com sua especialidade.

Os alunos Giovanni Jakubiak de Albuquerque, Tiago Funk e Vilson de Deus Corrêa Júnior disputarão o evento em outubro por meio do projeto de pesquisa Oma-Vant, coordenado pelo professor Tiago Luiz Schmitz, do curso de Engenharia de Software.

Essa será a primeira participação da universidade na competição.

O foco do projeto é o desenvolvimento de softwares para a observação e a manutenção de áreas usando veículos aéreos não tripulados.

O objetivo é que esses veículos consigam, de forma autônoma, trazer informações do ambiente e interagir com ele.

Schmitz destaca que o Multi-Agent Programming Contest expandiu os horizontes do projeto, que agora trabalha com cooperação e coordenação de sistemas multiagentes:

"Os programas desenvolvidos para a competição tiram o papel do ser humano no planejamento das tarefas e criam novas técnicas dinâmicas de logística em diversos ambientes".

 

Torneio online

O Multi-Agent Programming Contest é realizado desde 2005 com um servidor localizado na Alemanha, no qual os participantes de diversos países, como Holanda, China, Estados Unidos e Brasil, conectam-se e batalham remotamente.

Os alunos bolsistas da Udesc Ibirama já estão desenvolvendo os programas que interagirão com o cenário da competição, baseado em cidades reais.

Essa competição é uma tentativa de estimular a pesquisa na área de desenvolvimento e programação de sistemas multiagentes.

O objetivo é otimizar os sistemas já existentes e identificar aspectos fracos e fortes.

O desempenho de um sistema será determinado em uma série de jogos na qual os programas competem entre si.

O mais eficiente será o que entregar mais trabalhos em um menor tempo.