Diretoria de TI de Crici�ma apresenta case do munic�pio em f�rum internacional

13/07/2018 16:00:00

Ferramenta implantada abrange 97% dos servi�os desenvolvidos pela Secretaria de Educa��o

Diretoria de TI de Crici�ma apresenta case do munic�pio em f�rum internacional

Desde a implantação do novo software livre de gestão educacional, o i-Educar, Criciúma se tornou referência em Santa Catarina na informatização e modernização dos processos desenvolvidos na Secretaria de Educação.

Em 2017 a Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), adotou a solução para gestão da educação pública e vem alcançando resultados positivos.

Com a ferramenta, 97% das necessidades são atendidas.

Atualmente, a prefeitura daa cidade é a maior do estado a utilizar o sistema, que abrange módulos como: gestão pedagógica, gestão administrativa, transporte e alimentação escolar, bibliotecas, portais de pais e alunos, diário eletrônico do professor.

Em Criciúma, já são mais de 1.500 usuários do sistema, abrangendo mais de 19 mil estudantes da rede municipal de ensino.

Entre os benefícios, está a possibilidade de manter um cadastro com histórico e evolução de cada aluno, através de gráficos e relatórios, com informação em tempo real, servindo como indicador para tomada de decisão por parte de gestores e professores.

O case de sucesso foi apresentado pelo diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), Tiago Ferro Pavan, no Fórum Internacional de Software Livre (FISL 18), realizado em Porto Alegre (RS), entre os dias 11 e 14 de julho.

O evento tem o objetivo de reconhecer e compartilhar conhecimento, inovações e reforçar conexões com as comunidades que participam do sistema de tecnologias livres e abertas.

Tiago destaca que o interesse mais comum foi sobre o processo de troca de sistemas e a adaptação por parte dos usuários em Criciúma:

“Tudo que é novo gera preocupação e costuma ser traumático. Mas tivemos o apoio da Administração Municipal e da Secretaria de Educação para planejar com antecedência. Dessa forma, tivemos tempo hábil para treinar e capacitar os profissionais dentro do prazo, e a migração aconteceu com o mínimo de impacto e da melhor forma possível”.