Projeto pretende conectar o ecossistema de inova��o de Blumenau

09/08/2018 23:00:00

Fluss foi apresentado na noite de quinta-feira, no Instituto Gene

Projeto pretende conectar o ecossistema de inova��o de Blumenau
Foto: Ana Paula Dahlke

Por Ana Paula Dahlke
Redação Noticenter

 

Apresentado na noite desta quinta-feira, dia 9, o Fluss, como foi intitulado o projeto de extensão Distrito de Inovação e Conhecimento de Blumenau, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), pretende conectar e ampliar o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Blumenau, com foco nos bairros Victor Konder e Itoupava Seca.

No encontro que reuniu cerca de 80 pessoas, no auditório do Instituto Gene, Christian Krambeck, coordenador do projeto, destacou os principais objetivos:

"Focado no desenvolvimento de Blumenau no âmbito 2020 até 2030, propomos através da construção coletiva, reunindo população, entidades, instituições, empresas e poder público, desenvolver e implementar diretrizes e ações estratégicas de desenvolvimento tecnológico e empreendedor no contexto em que o distrito está delimitado, inclusive interligando o Centro Vivo, Distrito de Inovação e Conhecimento e Distrito Turístico da cidade".

Envolvidos nessa missão, estão os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Florestal, Ciências da Computação, Economia e Jornalismo da Furb.

Estiveram presentes no evento representantes de organizações que já demonstraram apoio ao projeto como Núcleo Blumenau do Instituto de Arquitetos do BrasilInstituto GeneAcib BlumenauSindilojasSindusconTEDx BlumenauFundação Fritz MüllerSpin AceleradoraOfficina Café CoworkingFábrica de Negócios, SIMMMEB, entre outros. 

 

EIXOS

Os eixos que vão guiar o projeto são:

  • INOVAÇÃO URBANA - CIDADE

  • INOVAÇÃO ECONÔMICA - EMPRESAS

  • INOVAÇÃO SOCIAL - PESSOAS

 

Já as ações previstas no projeto contemplam:

  • Banco de dados de ações que já estão sendo feitas na cidade

  • Diagnóstico urbanístico, social, ambiental e econômico

  • Entrevistas com parceiros para geração de conteúdo no blog do projeto

  • Oficinas

  • Concurso fotográfico para ter uma percepção do distrito através de vários ângulos (concluído)

  • Criação da identidade visual (concluído)

  • Caderno temático no jornal-laboratório da Furb

  • Simpósio de distritos e Centros de Inovação (em novembro)

 

CENTRO DE INOVAÇÃO

Outro ponto abordado durante a conversa foi a importância do Centro de Inovação na cidade, com previsão de inauguração para março de 2019. 

O empreendimento faz parte do projeto governamental, que prevê a construção de 13 centros no estado, com objetivo de fomentar o desenvolvimento de tecnologias de ponta.

 

SPIN ACELERADORA

Por falar em ecossistema da região, Blumenau recebe este mês uma unidade de uma aceleradora de startups de Jaraguá do Sul.

Spin vai se instalar nas dependências do Offcina Café Coworking, também localizado no bairro Victor Konder.

A apresentação oficial da incubadora será no dia 22 de agosto, com a palestra do CEO Benyamin Fard, abordando a relação entre startups e indústria, foco da aceleradora na cidade.

Ele, que já foi secretário de desenvolvimento econômico e um dos que incentivou a construção de um Centro de Inovação em Jaraguá do Sul, destaca que “a ideia é conectar startups, investidores e indústrias para fomentar o empreendedorismo e inovação no estado”.