Solu��o de startup de Bigua�u � selecionada no Gerdau Challenge at FIEMG Lab

16/08/2018 12:00:00

Desafio florestal foi lan�ado pela Gerdau para ecossistemas de inova��o no Brasil e no exterior

Solu��o de startup de Bigua�u � selecionada no Gerdau Challenge at FIEMG Lab

A solução de inventário e monitoramento florestal contínuo por satélite da Canopy Remote Sensing Solutions, de Biguaçu, empresa participante do Programa ACATE Startups, foi selecionada entre 99 projetos inscritos em um desafio florestal lançado pela Gerdau para ecossistemas de inovação no Brasil e no exterior.

Gerdau Challenge at FIEMG Lab é uma promovido pela Gerdau, apoiada pelo programa FIEMG Lab Novos Negócios.

O objetivo foi encontrar empreendimentos e projetos capazes de desenvolver soluções inovadoras voltadas para a medição de volume de madeira em florestas de eucalipto.

O intuito era encontrar soluções e aplicações que proporcionassem ganho de velocidade, ganho de precisão e redução de custos no inventário volumétrico de uma área de mais de 170 mil hectares de plantios comerciais de eucalipto no estado de Minas Gerais, destinados a produção de carvão vegetal.

Para contabilizar o volume do ativo florestal plantado, a metodologia atual adotada pela Gerdau emprega técnicas tradicionais de inventário florestal baseadas em amostragem.

O inventário demanda a medição anual em campo de aproximadamente 19 mil parcelas amostrais, empregando-se um conjunto de técnicas em que se identificam diversas oportunidades de melhorias.

 

SOBRE A SOLUÇÃO DA CANOPY

Desenvolvida em 2017, a solução emprega dados gratuitos coletados semanalmente por satélites e possibilita o mapeamento do volume de madeira em 100% da área de interesse, com níveis de precisão compatíveis com aqueles obtidos no inventário tradicional.

Fabio Gonçalves, CEO da empresa, destaca que “é um sistema de baixo custo que elimina o erro de amostragem e possibilita o monitoramento de toda a base florestal do cliente em tempo quase real”.

Além de estimativas de volume, o sistema possibilita a visualização e consulta de mapas, gráficos e tabelas com informação de diâmetro e altura média de árvores, área basal e número de fustes por hectare.

Com o uso de séries históricas de imagens, a tecnologia possibilita ainda a construção de curvas de crescimento para cada talhão monitorado, que podem ser utilizadas para projetar o volume na idade de corte e detectar danos causados por pragas, doenças, incêndios etc.