Adama aprimora gest�o log�stica e reduz �ndice de roubo de cargas com apoio da OpenTech

22/08/2018 12:00:00

Empresa conta com um conjunto de ferramentas e softwares, entre eles o OpenSIL e o OpenGR

Adama aprimora gest�o log�stica e reduz �ndice de roubo de cargas com apoio da OpenTech
Foto: Divulga��o

Empresa do segmento agroquímico em atuação no país há mais de 40 anos, a Adama Brasil, que atualmente faz parte do grupo ChemChina, maior companhia de produtos químicos da China, conta com a tecnologia desenvolvida pela OpenTech, de Joinville, para aprimorar a eficiência de seu controle logístico, gestão de risco e rastreamento das entregas.

O projeto surgiu da necessidade de controlar os elevados custos com transporte e conter os prejuízos provocados pela alta incidência de roubos de cargas nas estradas brasileiras.

Com a parceria, em menos de um ano a Adama Brasil conseguiu reduzir em 41% o índice de sinistros envolvendo sua frota, evitar 12 roubos de cargas e diminuir os prazos de entrega dos produtos em um dia útil.

De acordo com o coordenador de Logística da empresa, Clemente Guerra, outro problema resolvido com a ajuda da OpenTech foi a falta de qualidade e de confiabilidade das informações logísticas:

“Não tínhamos muita visibilidade do status das viagens e quando tínhamos não havia grande acuracidade na qualidade da informação. Quando questionávamos, por exemplo, a que horas uma determinada carga iria chegar ao destino, a informação não era confiável e muitas vezes falhava”. 

Depois de realizar uma extensa pesquisa de mercado, explica Clemente, a Adama Brasil identificou na OpenTech um potencial parceiro que alia pessoas, processos e tecnologia para aumentar o controle, agilidade e segurança nas operações.

Além do Sistema Integrado de Logística (OpenSIL), a empresa conta ainda, em sua sede, com uma base logística da OpenTech.

O CEO da OpenTech, Duani Reis, explica que enquanto o software logístico OpenSIL unifica em um só sistema as informações das diversas transportadoras a serviço da Adama, a base logística dá suporte à equipe operacional no controle e gestão das informações e facilita a tomada de decisão.

Entre os benefícios obtidos pela Adama estão a localização instantânea das cargas, redução da carga de trabalho para a equipe operacional e diminuição no tempo de entrega, com mais agilidade e qualidade, entre outras vantagens.

Além disso, utiliza o aplicativo Open Mobile, uma ferramenta que, via celular, proporciona o acompanhamento de todas as etapas da viagem em tempo real.

Outro setor que se beneficiou do projeto foi a área comercial.

Com os serviços de visibilidade em tempo real, a equipe de vendas tem maior transparência e previsibilidade de prazos de entrega, melhora a qualidade do serviço prestado e, consequentemente, aumenta as vendas. 

Para solucionar os problemas de sinistralidade, a empresa aposta no OpenGR para fazer o gerenciamento de risco em suas operações.

A solução trouxe resultados na redução de sinistros e possibilitou a criação de uma cultura de prevenção de perdas.

Para aperfeiçoar a performance tanto da equipe operacional quanto dos motoristas, a Adama conta ainda com o Open Universidade em treinamentos presenciais e online.