Empres�rios debatem inova��o e tecnologia para o varejo em Florian�polis

23/08/2018 13:00:00

Inova+A��o reuniu cerca de 1,8 mil pessoas durante a programa��o

Empres�rios debatem inova��o e tecnologia para o varejo em Florian�polis

Com o propósito de despertar o sentimento de inovação para o micro e o pequeno empreendedor, a CDL de Florianópolis promoveu na última terça-feira, dia 21, o evento Inova+Ação.

O evento apresentou a importância de transformar as ideias em resultados para os negócios.

O encontro durou 10 horas com palestras simultâneas e reuniu cerca de 1,8 mil pessoas.

Este ano, foi realizado com a congregação de diversas entidades de classe que trouxeram conteúdo, assim como acreditaram na importância do evento para a cidade.

De acordo com o presidente da CDL de Florianópolis, Lidomar Bison, o objetivo foi despertar o empresariado para a inovação e unir entidades para que tenham essa convergência, para proporcionar o desenvolvimento econômico saudável do município, gerando riqueza e suporte ao desenvolvimento social e a preservação ambiental.

No palco principal, para destacar as mudanças dos últimos anos e mostrar a importância de inovar, o superintendente do SPC Brasil, Magno Lima, apresentou o Varejo 4.0 – a Era Exponencial, que representa a integração da loja física com o mundo digital.

De acordo com Lima, o uso das tecnologias mudou a forma de se relacionar com as pessoas, a exemplo dos aplicativos de conversação e redes sociais:

“A partir de agora, tudo que tem influência é impactado e isso acontece por conta da integração das tecnologias. O pulo do gato está no empresário enxergar essa nova era e entender como integrar as plataformas para atender as necessidades dos consumidores, que cada vez mais querem ter seus desejos atendidos".

Para dar continuidade aos cases de inovação, a gerente de Marketing do Uber Eats, Thais Azevedo, apresentou como a ideia da plataforma foi desdobrada para conectar as pessoas com os melhores restaurantes, entregando comida de forma ágil sem perder a qualidade.

De acordo com a gerente, não existe no mundo um aplicativo com a capilaridade de entrega e de parceiros maior que o Uber, além de entregar os serviços prestados com eficiência e organização na logística.

O terceiro a subir ao palco principal foi o CEO da Marisol, Giuliano Donini, que abordou a discussão de gênero:

“As marcas e as pessoas precisam aprender a lidar e a respeitar a diversidade econômica e não julgá-las pela aparência, assim como é preciso aprender a conviver com a diversidade social”.

Para fechar o evento, o CEO da IXL Center e líder global de inovação, Hitendra Patel, palestrou por uma hora trazendo reflexões das mudanças de inovações dos últimos 15 anos e fez o público pensar “fora da caixa” para inovar nos negócios.

Ele destaca que o Big Data (grande conjunto de dados armazenados) acelerou muitos setores.

A internet cria soluções e é no meio digital que acontecerão as principais mudanças na cadeia de valores. No varejo não é diferente, é importante estar no on-line e no off-line para possibilitar o desempenho e desenvolvimento para o sucesso da empresa.

Para finalizar, Patel reforça que buscar orientação, seja de parceiros ou clientes, é a melhor escolha, pois ajuda gera ajuda e propícia ambiente e tempo nas empresas para inovar.

Para refletir, o líder global deixou um exercício diário: “O que mais eu posso fazer para o meu negócio prosperar?”. Respondendo a isso, se algo mudar, e vai mudar, será mais fácil quando chegar.

Promovido pela CDL de Florianópolis, o evento contou com a correalização do Sebrae/SC, apoio da ACIF, patrocínio da Engie, da Khronos e do Sicredi e conteúdo das entidades parceiras ABComm e Acate.