SC ocupa segunda posi��o do pa�s em abertura de lojas no primeiro semestre

30/08/2018 14:00:00

Foram criados 852 novos estabelecimentos comerciais com v�nculo empregat�cio

SC ocupa segunda posi��o do pa�s em abertura de lojas no primeiro semestre
Rua XV de Novembro, em Blumenau. Foto: Divulga��o

Santa Catarina está na vice-liderança no saldo entre aberturas e fechamentos de lojas no primeiro semestre de 2018, atrás apenas de São Paulo (2.468).

Foram criados 852 novos estabelecimentos comerciais com vínculo empregatício, conforme aponta estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Os dados entre janeiro e junho deste ano mostram que o mercado catarinense voltou a crescer, embora ainda não tenha revertido os prejuízos dos anos anteriores. 

Em 2017, SC foi o único estado do país com resultado positivo, mas em 2016 e 2015 quase 17 mil lojas fecharam as portas no estado.

Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, destaca que “a economia catarinense começou a ganhar tração no terceiro trimestre de 2017. O varejo catarinense, por exemplo, já acumula alta no volume de vendas desde abril de 2017, o que traz mais confiança para os empresários e, consequentemente, estimula a abertura líquida de lojas. O modelo de desenvolvimento do estado explica estes resultados: a distribuição de renda mais equitativa e a diversificação econômica permitem mobilidade de emprego e poder de compra bem distribuído entre as regiões”. 

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, o estado registrou alta de 13% nas vendas do varejo ampliado, que leva em consideração material de construção e veículos, no acumulado no ano até junho.