Cons�rcio apresenta alternativas para a expans�o do patrim�nio

06/09/2018 15:00:00

Procura pelo servi�o aumentou 157,3% em Santa Catarina

Cons�rcio apresenta alternativas para a expans�o do patrim�nio

Apesar de recentes mudanças no comportamento do consumidor, o sonho de adquirir determinados bens ainda é uma realidade no Brasil.

De acordo com dados do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), essa confiança chegou em seu menor patamar desde de 2016, com queda de 3,8% de maio para junho.

Este momento exige que os consumidores considerem formas de aquisição de bens mais planejadas e inteligentes e, entre as alternativas, o consórcio se destaca.

Por não haver cobrança de juros, e diluir as taxas entre as parcelas mensais, essa modalidade se mostra vantajosa para aqueles que buscam segurança para o futuro.

Em Santa Catarina, houve um aumento de 157,3% na procura por consórcio no primeiro semestre de 2018, comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da base de clientes da Porto Seguro Consórcio.

William Rachid, diretor da companhia, destaca que “existem diversas possibilidades de uso do crédito adquirido via consórcio. Para aproveitar essa modalidade da melhor forma, basta ter mente qual é o objetivo a ser atingido”.

O executivo pontua algumas estratégias utilizadas para expandir o patrimônio dos brasileiros e garantir a tranquilidade a médio e longo prazo:

  • Compra de uma segunda casa de forma planejada para viver do aluguel.

  • Aquisição de um novo bem para a família. Por exemplo, comprar um apartamento para o filho ou filha que irá se casar, uma casa maior para um casal que espera a chegada de filhos, ou um carro para os filhos que completarão 18 anos.

  • Compra de salas comerciais para alugar a pequenos empreendedores.

  • Troca do carro utilizando o consórcio, ao invés de comprar à vista, dessa forma, metade do dinheiro guardado pode ser utilizado para dar lance e o investidor ainda fica com a outra metade.

  • Utilizar o consórcio como uma poupança programada, e caso não tenha o interesse de resgatar o crédito logo após a contemplação, deixar o dinheiro rendendo junto à administradora.