Sistema de manufatura da ZEN � reconhecido pelo Pr�mio Kaizen Lean

13/09/2018 08:00:00

Presidente da empresa recebeu t�tulo de Embaixador Kaizen no Brasil

Sistema de manufatura da ZEN � reconhecido pelo Pr�mio Kaizen Lean

A fabricante de autopeças ZEN SA, de Brusque, é vencedora do Prêmio Kaizen Lean, promovido pelo Kaizen Institute.

A companhia foi reconhecida na categoria Excelência no Sistema de Melhoria Contínua, com o case Sistema de Manufatura ZEN (SMZ).

O Kaizen Institute também concedeu ao presidente da empresa, Gilberto Heinzelmann, o título de Embaixador Kaizen no Brasil.

A premiação aconteceu nesta terça-feira, dia 12, em São Paulo.

O Kaizen Institute é uma organização que atua em mais de 35 países e busca a eliminação de desperdícios nas companhias.

Desde 2012, a companhia desenvolve um processo robusto de melhoria contínua na organização. 

A empresa já foi reconhecida como finalista no prêmio em 2016 e 2017.

O presidente destacou que o “foco nas pessoas e nos comportamentos esperados, planejamento, disciplina, ética e persistência de propósito foram alguns dos elementos chaves que tornaram possível a evolução conquistada até o momento. Mantermos a trajetória de melhoria contínua dependerá de nossa humildade em saber que estamos apenas no início da jornada, ainda com muito por fazer. Devemos também ter em mente que a bússola e o juiz de nosso desempenho será sempre a satisfação de nosso cliente final”.

 

SOBRE O PROJETO

O objetivo do Sistema de Manufatura ZEN (SMZ) é padronizar a manufatura com total envolvimento do funcionário em busca da excelência operacional.

Considera que cada posto de trabalho deve ser certificado em sete pilares, monitorados por meio de cinco indicadores fundamentais para a manufatura da empresa.

Funcionários, tanto da produção quanto das áreas de apoio, implementam essas diretrizes por meio de um sistema de certificação, que consiste em auditorias e planos de ação.

Ao final, cada centro de trabalho recebe um selo de aprovação que atesta o cumprimento de padrões de alto nível de qualidade, segurança e produtividade.

 

SOBRE A ZEN

A empresa produz anualmente cerca de 9,2 milhões de componentes.

Seu portfólio inclui polias de alternador, tensores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões.

Atualmente, com cerca de 900 funcionários.