Sommelier da Decanter sugere r�tulos de vinhos para a primavera

27/09/2018 12:00:00

Sidney Lucas tamb�m d� dicas de harmoniza��es gastron�micas

Sommelier da Decanter sugere r�tulos de vinhos para a primavera

Conteúdo oferecido por Enoteca Decanter Blumenau

 

Para deixar a estação da primavera especial, os espumantes, tintos, brancos e rosés são opções que podem ser degustadas ao lado de pratos leves e refrescantes.

O sommelier da Decanter, Sidney Lucas, destaca que a uva branca Sauvignon Blanc é uma das mais admiradas e também uma das mais plantadas do mundo.

“O segredo é sua acidez intensa e o frescor incomparável, combinando perfeitamente com esse período do ano. Já a Chardonnay também é uma ótima opção para degustar na estação das flores. A dica é escolher vinhos de alguma região mais fria, dessa forma, os sabores são mais complexos e possuem maior acidez”.

O preferido e mais apreciado, de acordo com o sommelier, para a estação é o vinho Rosé:

“A bebida é elaborada a partir de uvas tintas, que são submetidas a macerações curtas, apresentando um sabor mais refrescante e com baixo teor de álcool”.

Para os clássicos vinhos tintos, a dica é escolher vinhos produzidos com as uvas Pinot Noir, Merlot e Carménère, que possuem taninos mais leves e agradáveis.

 

Confira abaixo as dicas de rótulos com harmonizações gastronômicas:  

Lucas destaca que os vinhos brancos geralmente são servidos em temperaturas mais baixas. Desta forma, a bebida oferece inúmeras possibilidades de combinações com comidas ideais para o a estação:

“O Petit Gaston branco 2013 é perfeito para acompanhar refeições a base de pratos leves com frutos do mar, peixes, saladas e queijos”.

A primavera marca o período de transição, o meio termo entre a variação de temperatura, em dias de temperaturas mais amenas procure por vinhos tintos leves. A dica do sommelier é apostar no Ercavio Tinto 2016:

“A bebida é uma excelente opção de acompanhamento com embutidos, aves assadas e lombo de porco grelhado”.

O vinho combina com qualquer estação, mas nenhum harmoniza tanto com a primavera como o Rosé:

“O Finca La Linda Rose (Luigi Bosca) 2015 possui uma coloração cereja intensa, com aromas de frutas vermelhas e floral. A bebida é muito versátil à mesa. Harmoniza com saladas de anchovas, ovos cozidos e azeitonas, antipasto italiano, sopas mediterrâneas de peixe e crustáceos, moqueca baiana, aves e outras carnes brancas”

 

SOBRE A DECANTER

Fundada em Blumenau, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.