Quatro novas cervejarias por semana foram registradas no Brasil em 2018

08/10/2018 13:00:00

S�o 835 cervejarias artesanais em opera��o no pa�s

Quatro novas cervejarias por semana foram registradas no Brasil em 2018

Depois de um crescimento de 39% no número de cervejarias no ano passado, o Brasil dá sinais de que o setor não vai desacelerar tão cedo.

Um estudo divulgado no início de outubro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aponta que, nos primeiros nove meses de 2018, foram registradas 156 novas cervejarias no país. Uma média de quatro a cada semana.

São 835 fábricas em atividade, número 23% maior do que o registrado em dezembro de 2017. 

O que chama a atenção no estudo, de acordo com o diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), Carlo Bressiani, é a concentração:

“Os estados do Sul e do Sudeste ainda reúnem mais de 80% dos negócios desse segmento no país e em regiões muito específicas mesmo dentro desse universo. Além dos estados do Centro Oeste, Norte e Nordeste, dentro dos grandes eixos é possível expandir a atuação de cervejarias”.

A ESCM é a única instituição de ensino superior dedicada à bebida na América Latina e uma das 21 do mundo. 

Outro dado que aponta a localização concentrada das cervejarias é a densidade.

O número que calcula o volume de negócios do setor por habitante mostra que, nos estados que lideram o ranking, há uma indústria cervejeira para cada 70 mil habitantes.

Se mantida essa média, o Brasil teria potencial para 2.957 cervejarias.

A divulgação dos dados do Mapa, segundo Bressiani, apontam um mercado acelerado que não é mais visto como tendência mas, sim, como um setor consolidado e em expansão:

“Os números apresentados trazem uma visão bastante positiva tanto sob o ponto de vista de representatividade quanto no que tange as possibilidades de ocupar espaços que ainda não estão cobertos pelo segmento. Entendo que é mais uma motivação para que o setor aponte para o alto e adiante”.