Empresas buscam certifica��es para ampliar competitividade

07/11/2018 13:00:00

Brasil ocupa a 10� posi��o no n�mero de empresas certificadas

Empresas buscam certifica��es para ampliar competitividade

Seja para se inserir no mercado internacional ou ampliar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, empresas investem na certificação dos processos para gerar maior credibilidade.

De acordo com dados informados pela organização ISO, responsável por realizar a autorização das normas, o Brasil já ocupou a 10ª posição na lista de países com o maior número de empresas com certificações desse tipo, o maior na América Latina.

Além dela, outras certificações são requeridas por empresas para poderem comercializar produtos ou oferecer algum tipo de serviço.

Para estar em dia com as regras estabelecidas, é necessário que constantemente a organização certificada passe por auditorias para a recertificação.

 

TIPOS DE CERTIFICAÇÃO

ISO (International Organization of Standardization)

Há mais de 40 anos especializada no desenvolvimento de soluções para inteligência e comunicação corporativa, a Dígitro Tecnologia, de Florianópolis, foi recertificada após a realização de uma auditoria da gestão de qualidade, com validade até 2021.

A ISO 9001 é uma norma de padronização organizacional aplicável a um determinado produto ou serviço e, ainda, um conjunto de práticas de gestão, reconhecida internacionalmente.

O principal objetivo é dar segurança e confiança ao cliente quanto à entrega do produto ou serviço.

Aurélio Baptista, diretor administrativo e financeiro da Dígitro Tecnologia, destaca que “a adoção de uma certificação serve para mostrar ao mercado como a empresa está preocupada em se adequar e seguir à risca uma série de parâmetros e padrões, para realizar entregas com qualidade. Também auxilia na gestão dos processos”.

 

Certificações técnicas para especialização de funcionários

Outra alternativa utilizada pelas empresas para estarem em dia com a qualificação de seus funcionários, principalmente do segmento de TI, são as certificações técnicas oferecidas por grandes empresas como Microsoft, Oracle e HPE.

É o que adere a Microservice, de Blumenau, que atua como provedor de soluções de TI e integradora de tecnologias.

"A empresa incentiva colaboradores a se certificarem dentro das tecnologias que atuam, através do custeio de provas, investimento em treinamentos preparatórios e bonificações com base em um plano de certificações. Isso nos permite garantir e atestar nossa especialidade e qualidade técnica", afirma André Mengarda, gerente de serviços da empresa.

Além da especificação técnica, há incentivo para certificados em ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação, o qual muitos funcionários da empresa possuem.

A preocupação com a qualificação reflete-se no número de certificações: mais de 160 já foram obtidas, distribuídas entre todos os setores.

As certificações reforçam o compromisso da empresa em qualidade e especialidade nas soluções que abrangem e também contribuem para o próprio desenvolvimento do colaborador que tem a oportunidade da atualização constante e o crescimento pessoal e profissional.

 

Certificação que gera segurança

A prática de investimento em certificações para os funcionários é compartilhada por outras empresas, como a Asaas, de Joinville, que desenvolve uma plataforma de gestão de cobranças e recebidos.

O investimento no funcionário é revertido em credibilidade para a empresa de acordo com o CEO da empresa, Piero Conrezini:

“Com profissionais em sintonia com o que há de mais novo no mercado, podemos sempre oferecer um serviço de qualidade e em sintonia com o que os usuários precisam”.

Ele destaca que por atuar com dados sensíveis, a empresa precisa ter pessoal com o conhecimento técnico para saber como evitar roubo de dados, por exemplo:

“Precisamos estar conectados com tecnologias como criptografia, blockchain e conhecer muito do que estamos fazendo, e como proteger isso, para que os usuários possam utilizar com tranquilidade as aplicações”.

A Asaas tem como política subsidiar até 50% de cursos e certificações feitos por ser funcionários, no total cerca de 50 pessoas já usufruíram deste benefício.