Em setembro, SC registra vendas negativas nos supermercados

14/11/2018 13:00:00

No acumulado o �ndice est� negativo em -1,09%

Em setembro, SC registra vendas negativas nos supermercados

As vendas do setor supermercadista catarinense apresentaram resultado negativo no mês de setembro.

A queda apurada foi de -2,25% em relação a setembro de 2017 e de -1,26% em relação a agosto deste ano.

No acumulado o índice está negativo em -1,09%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

De acordo com a entidade, os resultados de setembro demonstram a instabilidade do mercado, como vem acontecendo ao longo do ano. 

A conjuntura nacional continua sem uma reação consistente, o que pode vir a a acontecer a partir de outubro considerando as primeiras ideias econômicas do futuro presidente da república, agora eleito.

"Temos um quadro econômico movido a incertezas até aqui. Acreditamos que a tendência de agora em diante é de uma reação para permitir a recuperação dos milhões de empregos que foram perdidos nos últimos anos", afirma o presidente da Acats, Paulo Cesar Lopes.

 

FINAL DE ANO

A pesquisa do Termômetro de Vendas apurou também as expectativas dos empresários supermercadistas em relação ao período de festas de final de ano.

Dos entrevistados, 63% indicaram que farão encomendas de produtos natalinos mesma quantidade em que 2017.

Já um contingente de 37% reveliu que pretende reforçar estoques, comprando cerca de 6% a mais que no final do ano passado.