Patrocinado
Logística 4.0: como ela impacta os negócios?

Logística 4.0: como ela impacta os negócios?

Conteúdo oferecido por Benner

 

 

A big data, internet das coisas, impressão 3D, inteligência artificial, fazem com que a maneira de se fazer logística também se atualize para conseguir acompanhar essa evolução tecnológica.

Essa atualização é a logística 4.0, que se baseia na criação de ações inovadoras para aperfeiçoar os processos da empresa.

Será que a sua empresa está preparada para isso? 

 

 

O que é logística 4.0?

Baseia-se em um modelo avançado de produção, gerenciamento e distribuição ágil de mercadorias, seja dentro do próprio país ou cruzando fronteiras internacionais.

Por isso, os gestores precisam adotar ferramentas tecnológicas para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.

Se hoje a sua companhia leva entre sete e dez dias para garantir a entrega de uma mercadoria após o processo de compra pela internet, em um futuro próximo, esse tempo deverá ser reduzido.

Portanto, a logística 4.0 exige que as empresas tenham um planejamento e saibam reagir rapidamente diante das mudanças do mercado, com flexibilidade e eficiência.

Mas, nesse exemplo que demos, será necessário enfrentar as barreiras geográficas e estruturais causadas pelas longas distâncias e a falta de infraestrutura logística (portos e rodovias estruturadas).

Isso só será possível mediante a implantação de diferentes canais de distribuição e do uso de ferramentas tecnológicas. 

 

 

Como a evolução da logística impacta nos negócios?

A tecnologia foi ganhando cada vez mais força no mercado e novas ferramentas foram criadas.

O computador ficou cada vez mais rápido e moderno e a internet ultrapassou os limites anteriores, ganhando velocidade e o protagonismo na sociedade.

Logo, a logística 4.0 está relacionada à automatização das fábricas e de todos os processos.

Ela envolve não apenas o uso de computadores, mas de softwares, aplicativos e recursos em nuvem para controlar as operações.

A operação logística está relacionada à facilidade de comunicação com o avanço da Internet das Coisas.

Da mesma forma que no passado as empresas precisaram se adaptar para “não morrer”, as companhias de hoje também devem acompanhar as mudanças.

Sendo assim, o gestor precisa conhecer as soluções disponíveis para modernizar os processos e alcançar melhores resultados:

  1. Big data

  2. Cloud computing

  3. Internet das Coisas e o rastreamento de objetos

  4. Conectividade e inteligência dos processos

Enfim, a logística 4.0 permite que as companhias tenham processos mais organizados e transparentes para os consumidores.

Ela poderá alavancar os negócios, para quem souber utilizar seus benefícios, ou fechar as portas de muitas organizações.

Você quer manter a sua empresa competitiva?

Entenda como a tecnologia pode facilitar as suas rotinas diárias clicando aqui.

Patrocinado
Patrocinado