5 passos para um bom e-mail marketing

26/11/2018 07:00:00

Veja como a solu��o Al�sios pode ajudar a sua empresa

5 passos para um bom e-mail marketing

 

 

É inegável a força do e-mail marketing como recurso de marketing, são baratos e chegam nos smartphones de nosso público alvo.

Assim, para que sejamos cada vez mais assertivos no uso desse recurso, temos que tomar certos cuidados ou iremos acabar sendo classificados como spam e para que isso não aconteça discorremos sobre o fluxo acima que objetiva dar um norte para alcançarmos maior eficiência nas campanhas.

 

DEFINA: 

O ato de definir uma campanha é condição chave para o sucesso de nossas campanhas. Nessa etapa cuide dos seguintes itens:

Público: Quem “exatamente” desejamos atingir. Se não definirmos o perfil adequado por melhor que seja nosso e-mail, não será lido.

Cuide do título: Se erramos no título, a chance do e-mail marketing não ser aberto é quase de 100%. 

Cuide também do tamanho do título. Uma pesquisa realizada em 60 milhões de e-mails de 540 campanhas para determinar o tamanho ideal do “subject” em um e-mail marketing, apontou os seguintes insights:

  • De 6 a 10 palavras geraram uma taxa de abertura de 21%

  • De 5 ou menos palavras geraram uma taxa de abertura de 16%

  • De 11 a 15 palavras tiveram uma taxa de abertura de 14%

Atente-se ao primeiro parágrafo: Não seja prolixo: fale de forma clara e objetiva sobre o conteúdo do e-mail

Imagem relacionada ao título: De preferência contrate um designer gráfico para montar a imagem, mas se não for possível, escolha uma imagem que esteja totalmente relacionada ao título.

Conteúdo: Escreva na medida certa: nem mais e nem menos – escrever demais fará com que seu público não leia e escrever de menos fará com que ele leia, mas não entenda a mensagem. Escreva na medida certa.

CTA (Call to Action): Os profissionais de marketing digital alertam quanto ao fato de você colocar um “botão” (imagem ou texto em negrito) de Call to Action (chamada para a ação). O público precisa interagir com seu e-mail, seja respondendo, pedindo mais informações ou detalhando sua oferta.

 

TESTE O E-MAIL MARKETING: 

Não adianta ficarmos “uma vida” preocupados se o e-mail marketing irá ou não gerar resultado. Claro que temos que cuidar dos mínimos detalhes, mas isso não pode nos atrasar.

Temos que testar. O que podemos testar sem gerar tanta dor de cabeça e retrabalho é:

  • Título

  • Imagem

  • Cor do fundo do e-mail e

  • Cta (Call to ction)

Além disso, o conteúdo pode ser testado também, mas as variações nos 4 itens acima são menos complexas e podem ser facilmente alterados.

 

ENVIE: 

Sabe qual é o dia campeão de enviarmos e-mail marketing?

Terça-feira. Outros dias interessantes para enviarmos são: Quinta-feira e em terceiro lugar Quarta-feira, de preferência pela manhã.

 

MEÇA

Não controlamos o que não medimos. Como iremos “testar”, se não conhecemos o resultado?

O que devemos medir: 

  • Taxa de entrega: É o percentual obtido pela razão do número de e-mails efetivamente entregues pelo número de e-mail enviados.

  • Taxa de bounce: É o percentual obtido pela razão do número de e-mails que retornaram pelo número de e-mails enviados.

  • Taxa de abertura: É o percentual obtido pela razão do número de e-mails que foram abertos pelo número de e-mails que foram entregues.

  • Taxa de cliques: É o percentual obtido pela razão do número de e-mails que foram clicados pelo número de e-mails que foram entregues.

  • Taxa de descadastramento e spam: É o percentual obtido pela razão do número de e-mails onde houveram solicitação de descadastramento ou marcação de spam pelo número de e-mails entregues.

 

REPORTE

Importante reportar as informações obtidas para que os ajustes sejam executados nas campanhas tornando-as mais efetivas.

 

Clique aqui e veja como a solução Alísios pode ajudar a sua empresa

 

Conteúdo oferecido por Alísios CRM - Plataforma para gestão de vendas e relacionamento da sua empresa.

 

LINHA DIRETA
Telefone: (47) 3036 2200
E-mail: [email protected]