Um novo momento no varejo supermercadista

19/12/2018 07:00:00

Paulo Cesar Lopes, presidente da Associa��o Catarinense de Supermercados

Um novo momento no varejo supermercadista

Por Paulo Cesar Lopes
Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats)

 

O segmento supermercadista catarinense vive um momento de expectativa pela mudança que a nova realidade política trará ao País e ao Estado a partir de janeiro do próximo ano. Como sempre enfatizamos, só a taxa de crescimento econômico e a recuperação dos investimentos serão capazes de reverter a grave questão do desemprego que assola o País nos últimos anos.
 
Entendemos que não dá mais para esperar por soluções, mesmo que amargas, precisam ser aplicadas para que possamos recuperar nossa capacidade de geração de renda e riqueza, que é o que toda a Sociedade almeja.

Ela, através do voto, indicou claramente esta sede de mudanças. No plano federal mais de 47% da Câmara e de mais de 85% do Senado foram renovados. Em Santa Catarina a onda da renovação também soprou com força, trazendo resultados surpreendentes, mas muito auspiciosos para todos nós. 
Quem tem nas mãos o papel histórico de liderar esta mudança são os poderes públicos, agindo com harmonia entre si e com firmeza de propósitos no respeito ao que preconiza a nossa Constituição.
 
Não dá mais para suportar uma carga tributária tão pesada em que a União, Estados e municípios, bem como os demais poderes, somente conseguem usar quase tudo o que todos nós arrecadamos para sua própria subsistência. Isso perdeu o sentido.

Sempre que nos manifestamos em nome da Entidade, e nos últimos anos isso é recorrente, enfatizamos as necessidades de reformas estruturais do Estado, mas elas ainda não acontecem. Torcemos que os novos governantes assumam este protagonismo.
 
Em relação à atual conjuntura econômica, consideramos 2018 novamente um ano muito atípico, cheio de incertezas e com resultados oscilantes apresentados mensalmente em nossos balanços de vendas.
 
O comportamento do consumidor está em processo de mudança acelerada com a revolução digital pela qual estamos passando, onde estes dois mundos, o digital e o analógico, estão cada vez mais próximos e misturados.
 
Nosso segmento também está em constante evolução, de integração e de adoção de novos processos para continuar gerando satisfação junto aos  consumidores finais, sejam quais forem os quesitos mais relevantes, onde se destacam os preços, a qualidade do atendimento, simplificações e inovações.
A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) tem trabalhado, junto aos seus associados, em projetos inovadores e que tem seus efeitos reverberados até a ponta das gôndolas, para a percepção destas novas gerações de consumidores ávidas por inovações.
 
Antes mesmo de qualquer demanda gerada pela legislação, a Acats colocou em prática o projeto Supermercado Lixo Zero, que orienta as empresas a dar destinação correta aos resíduos, a maior parte destes materiais reincorporada ao processo produtivo através da economia circular e sustentável.

Outro projeto de grande repercussão na Sociedade é o Programa Alimento Sustentável (PAS), que acompanha a trajetória do produto hortifrutigranjeiro desde a sua origem até a gôndola dos supermercados, trazendo também uma radiografia de controle de uso de aplicação de defensivos agrícolas, através de análises de laboratório. Este programa de rastreabilidade é pioneiro entre as associações no Brasil e já ganhou inclusive reconhecimento internacional da FAO/ONU como exemplo de boas práticas sustentáveis.

Em mais uma iniciativa sustentável, a Acats instalou de forma pioneira no Brasil o Programa de Eficiência Energética, incluindo uma solução de geração de energia através de placas fotovoltaicas instaladas nos telhados das lojas de supermercados. Também faz parte deste projeto a adoção de práticas que buscam mais eficiência de uso de energia na estrutura interna das lojas, com foco em proporcionar mais conforto aos consumidores e preservação dos alimentos.
 
Temos uma realidade desafiadora de atender cerca de 1,2 milhão de catarinenses que acessam as lojas de supermercados a cada dia. Eles querem uma justa relação de custo e benefício, um ambiente confortável e acolhedor e sempre cheio de novidades, porque a compra hoje não é mais uma necessidade, é uma experiência a qual precisa agregar satisfação e não desconforto.

 A evolução de processos atinge todas os segmentos econômicos mas acreditamos que uma coisa não muda em nosso setor: A permanente busca de entregarmos não apenas o carrinho cheio mercadorias, e sim a sensação prazerosa e reconfortante de que o consumidor está voltando para sua casa com a certeza de ter sido bem atendido em todas as suas expectativas.