Senai elenca 4 passos para inser��o de empresas na Ind�stria 4.0

30/11/2018 17:00:00

Procura por produtos espec�ficos e solu��es inovadoras vai aumentar

Senai elenca 4 passos para inser��o de empresas na Ind�stria 4.0

A Indústria 4.0 exigirá das empresas, independente de porte e setor de atuação, adaptações consistentes para se manterem competitivas.

A procura por produtos específicos e soluções inovadoras vai aumentar, além dos processos, que vão se tornar cada vez mais automatizados, interligados e autônomos. 

O Serviço Nacional da Indústria (Senai) lançou a Carta da Indústria 4.0 em que convida as empresas a seguirem 4 passos fundamentais nesse processo, confirma abaixo:

1- O enxugamento dos seus processos produtivos

Antes de realizar a inserção das tecnologias presentes na indústria 4.0, a empresa deve adotar métodos consagrados como manufatura enxuta, eficiência energética e produção mais limpa.

Ao enxugar seus processos, a indústria passa a conhecer melhor suas deficiências e oportunidades de melhorias antes de implantar a digitalização.

2- A indústria deve requalificar os trabalhadores e gestores

Os trabalhadores precisam ser requalificados, pois eles serão os responsáveis pela atualização tecnológica do setor.

Para isto ocorrer é fundamental que eles tenham o conhecimento de tecnologias digitais como programação e análise de dados, além das chamadas competências socioemocionais, também conhecidas como softskills.

É cada vez mais importante que os profissionais sejam criativos e empreendedores, com capacidade de liderança e comunicação.

3- A inserção da indústria 4.0 deve se iniciar por tecnologias já disponíveis e de baixo custo

O uso de sensores e de tecnologias como internet das coisas, computação em nuvem e big data são ferramentas para os gestores entenderem o que está ocorrendo no chão de fábrica.

Técnicas de inteligência artificial também permitem agir com antecedência, prevendo problemas como quebras de equipamentos e planejamento de manutenções preditivas. Com isso, é possível aumentar a disponibilidade de recursos essenciais e a produtividade das empresas.

4- A indústria deve investir em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Inovar é vencer

As empresas precisam ousar no desenvolvimento de produtos inteligentes e conectados, que utilizem tecnologias disruptivas, capazes de afetar o mercado internacional.

Unir a solidez das indústrias à criatividade de startups de base tecnológica nesse processo de inovação é um dos caminhos mais promissores na resolução de soluções para problemas globais.

A migração das empresas para o conceito de Indústria 4.0 deve ser feita de forma gradativa, inclusive em muitos casos ela pode ser feita utilizando a estrutura e equipamentos já existentes.

Mais que um desafio, esta revolução tecnológica propicia as empresas uma oportunidade de conhecimento e controle gerencial sem precedentes, abrindo caminho para o aumento da eficiência e maior alinhamento às expectativas e demandas de mercado.

 

LEIA TAMBÉM: 30 novas profissões que devem surgir com a Indústria 4.0