Um novo ano de oportunidades

10/01/2019 08:00:00

Por Helio Roncaglio, presidente da CDL Blumenau

Um novo ano de oportunidades
Cr�dito: Pedro Waldrich

Por Helio Roncaglio
Presidente da CDL Blumenau

 

Os últimos anos não foram fáceis para o Brasil. Todos enfrentamos os desafios econômicos e políticos, que trouxeram incontáveis prejuízos a população e aos empresários. Empresas fecharam as portas, pessoas perderam empregos e assim observamos os indicadores baixarem.

Em 2018 tivemos algumas melhoras, mas nem de perto foram o quanto precisávamos ou desejávamos. Por isso, a CDL Blumenau continuou trabalhando para preparar e fortalecer o comércio e os mais de dois mil associados.

Na área de treinamentos, a CDL Blumenau, em parceria com a UniSagres, de janeiro a novembro de 2018, ofertou 15 cursos para 980 pessoas.

Além disso, promovemos três palestras, inclusive uma preparatória para vendas de Natal. Ao todo, 1753 profissionais participaram.

Outra ação que contribuiu para essa preparação do empresário foi o Fórum Análise de Crédito, realizado gratuitamente pela CDL aos associados.

Nele, profissionais que atuam com análise, concessão e cobrança de crédito discutem maneiras profissionais e seguras de exercer a atividade, oportunizando crédito ao consumidor.

No setor de SPC ainda oferecemos treinamentos gratuitos, além de novos produtos e serviços, como a Carta Boleto, que facilita a cobrança de pendências pelo associado e agiliza o pagamento para o consumidor.

Também investimos e aperfeiçoamos nossas campanhas promocionais, que visam estimular o consumidor a comprar, desta forma aquecendo o comércio.

A CDL Jovem Blumenau mais uma vez cumpriu com sua missão de levar conhecimento aos empresários, promovendo o progresso entre os participantes.

Foram inúmeras reuniões, palestras e momentos para troca de conhecimento e experiências. Além disso, o núcleo realizou eventos para estimular parcerias, como as Rodadas de Negócios, e outros para despertar o empreendedorismo.

Para 2019, prevemos novos ares, que na verdade já são sentidos desde o término das eleições, quando percebemos uma melhora no cenário econômico, na confiança do empresário e no entusiasmo do consumidor.

O atual cenário positivo já é um indicativo de como será o próximo ano, ou seja, com muitas oportunidades. Para tanto, devemos estar abertos e preparados para as novas conjunturas.

Tudo isso deve ser feito com agilidade. Não é esperar as mudanças acontecerem para então aplicar no próprio negócio. É entender as circunstâncias e fazer as adequações necessárias no ambiente de negócios. Estar abertos às transformações é uma obrigatoriedade.

Consequentemente, precisamos ter um bom planejamento para nossas empresas, sabendo onde queremos chegar e como faremos para alcançar as metas.

E devemos estar ao lado dos colaboradores, para que possam desenvolver um bom trabalho junto aos clientes. A empresa só forma um grande time quando todos estão envolvidos com o propósito e entendem que este faz sentido.

Com esse olhar, para 2019, vamos valorizar mais o associativismo. Não devemos ver o vizinho como concorrente, mas sim como um parceiro.

O próximo ano será de muito envolvimento, seja com outros empresários, parceiros comerciais e, principalmente, colaboradores.

A CDL Blumenau está pronta para 2019, ciente de que faremos um trabalho melhor ouvindo os associados e, mais uma vez, trabalhando pelo desenvolvimento dos negócios.

Vamos juntos fazer acontecer as mudanças e o crescimento dos negócios, da nossa cidade e do Brasil.