TRT-SC inaugura em Blumenau oitavo centro de concilia��o do estado

10/12/2018 15:00:00

Objetivo � ampliar n�mero de acordos na jurisdi��o

TRT-SC inaugura em Blumenau oitavo centro de concilia��o do estado

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) inaugurou na sexta-feira, dia 7, o Centro de Conciliação de Blumenau (Cejusc-JT).

A unidade é a oitava do estado instalada neste ano. 

O objetivo é criar um ambiente que favoreça o clima de cooperação e estimule o diálogo entre as partes, ampliando o número de acordos na jurisdição.

Além do próprio TRT-SC, onde são feitos os acordos de segundo grau, os fóruns de Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, São José, Joinville e Lages já possuem a nova estrutura.

Em seu discurso, a presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, percorreu um caminho histórico, resgatando o período em que exerceu a magistratura em Blumenau, no início de sua carreira, em 1989:

“Naquela época, eram Juntas de Conciliação e Julgamento. Em 1999, as juntas tornaram-se varas do trabalho. Mas o comando legal para primeiro tentar conciliar nunca desapareceu”.

De acordo com ela, na nova estrutura o litígio ganha um momento especial, longe das audiências:

“Conciliar é conciliar e processar é processar. Esse é o novo pensamento. A conciliação descola-se do processo e ganha relevância própria”.

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), o presidente da Subseção de Blumenau, Romualdo Paulo Marchinhacki, pontuou que a advocacia passa por uma transformação em prol da conciliação:

“Nós advogados mais antigos fomos educados nos bancos da faculdade de Direito para o litígio, para ganhar sempre. Atualmente essa cultura está mudando, as próprias faculdades de Direito já começam a incluir na grade curricular, disciplinas como conciliação, mediação e arbitragem”.