Plataforma mobile ajuda munic�pios a gerenciar a rede de saneamento

12/12/2018 15:00:00

Sistema foi desenvolvido pela startup Gisbase, de Florian�polis

Plataforma mobile ajuda munic�pios a gerenciar a rede de saneamento
Luiz Henrique Brillinger, CEO e cofundador da Gisbase. Cr�dito: Sandra Puente

Uma das formas de combater o desperdício na distribuição de água, identificar e resolver problemas é levar informações geográficas em tempo real para gestores públicos e concessionárias de serviços.

A Gisbase, startup com sede em Florianópolis, atua neste mercado há três anos com uma plataforma de dados geográficos (GIS, do inglês, sistema de geoinformação) e desenvolveu recentemente um sistema mobile que permite aos usuários alimentar em tempo real informações como vazamentos, regiões e unidades consumidoras com problemas de abastecimento, abrir ordens de serviço, identificar inadimplência de consumidores e integrar informações de sensores e medidores, por exemplo.

Depois de atender municípios no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil, a Gisbase foi selecionada pelo Sebrae/SC para desenvolver o projeto de uma aplicação mobile capaz de auxiliar as empresas de saneamento a qualificar serviços, reduzir perdas e otimizar a gestão.

Luiz Henrique Brillinger, CEO e cofundador da Gisbase, destaca que "os sistemas de informação geográfica podem ser utilizados para uma série de outros serviços, seja na segurança pública como na distribuição de energia elétrica ou mesmo para o setor privado, como marketing e varejo. O grande desafio é ter a informação espacializada e uma plataforma que permite enxergar e tratá-la adequadamente".