UFSC quer entender percep��o das pessoas sobre dispositivo gestor de energia

12/12/2018 17:00:00

Resultado vai servir como ponto de partida para outros trabalhos no tema

UFSC quer entender percep��o das pessoas sobre dispositivo gestor de energia

O grupo de pesquisa em energias renováveis da Universidade Federal de Santa Catarina (GPER/UFSC) está realizando uma pesquisa para entender a percepção das pessoas sobre uma possível interação com um dispositivo gestor de energia.

O resultado vai servir como ponto de partida para outros trabalhos no tema.

De acordo com o grupo, num futuro próximo, a tecnologia poderá revolucionar a relação entre as pessoas, suas moradias e a forma como se consome a energia elétrica.

Interessados podem contribuir com as respostas clicando aqui

 

RESIDÊNCIAS INTELIGENTES

Um dos assuntos que tem chamado a atenção dos pesquisadores são as residências inteligentes, caracterizadas pela presença de dispositivos inteligentes, os quais proporcionam ao morador a oportunidade de controlar e monitorar equipamentos na casa.

Esses dispositivos são capazes de se comunicar com o morador e também entre si utilizando a internet.

Nesse contexto, seria possível personalizar e otimizar o funcionamento de sistemas de iluminação, climatização, entretenimento multimídia e utilidades domésticas, com alguns cliques em um aplicativo para smartphone, por exemplo.

Paralelamente, outro setor que tem avançado de forma significativa são as fontes de energia renovável, no contexto da geração distribuída.

Esta modalidade, regida no país pela ANEEL, prevê a possibilidade de que os consumidores de energia instalem pequenas unidades geradoras (como placas solares ou turbinas eólicas de pequeno porte, por exemplo) e possam, além de reduzir a quantidade de energia comprada da distribuidora, até mesmo receber “créditos de energia” como compensação por qualquer geração excedente, assim, reduzindo ainda mais a conta de luz.

 

COMO FUNCIONA

O dispositivo gestor de energia faz uso de dados da geração renovável instalada na residência inteligente, bem como do consumo dos equipamentos e das preferências do residente, para determinar a melhor forma de agendar o funcionamento de diversas utilidades da casa.

Por exemplo, às 7h da manhã o morador deposita a roupa suja em sua lavadora inteligente.

O gestor de energia, comunicando-se com a lavadora pela internet, pode decidir que não é conveniente iniciar a lavagem imediatamente, mas sim esperar até às 9h da manhã, quando, com sol mais forte, a geração dos painéis fotovoltaicos, instalados no teto da casa, serão capazes de sustentar sozinhos a lavadora, sem a necessidade de usar energia adicional da concessionária.

Essa decisão é balizada, ainda, por uma informação de que o morador só estará de volta em casa ao meio-dia, de modo que a lavagem precisa estar concluída antes desse horário.