Relat�rio aponta que scaleups s�o as que mais geram emprego

16/01/2019 12:00:00

Confira dois casos de sucesso em Santa Catarina

Relat�rio aponta que scaleups s�o as que mais geram emprego

Um estudo da aceleradora Startup Farm, aponta que 74% das startups fecham as portas após cinco anos de existência e 18% antes mesmo de completar dois.

O relatório de inteligência do SIS/Sebrae apresenta os passos dados pelas startups que conseguiram sobreviver e crescer continuamente: as scaleups. 

Toda startup busca por um modelo de negócio repetível e escalável. Mas, muitas acabam fechando suas portas por não conseguirem alcançar um crescimento sustentável.

Outras continuam crescendo e se destacando no mercado, abandonando então o status antigo e passando a ser classificadas como scaleups.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Conhecidas como as versões maduras das startups, as scaleups são empresas de crescimento contínuo que conseguem encontrar oportunidades significativas para o aumento da eficiência nos negócios.

De acordo com dados da ABStartups, elas são responsáveis pela geração de 50% dos novos empregos no país, mas o dado mais curioso é que representam apenas 1% das empresas do Brasil.

Em sua grande maioria (92%), são pequenas e médias empresas (PMEs), e têm em média 14 anos de existência.

Outro dado interessante é que elas não estão apenas nos grandes centros: 60% delas têm sedes em cidades com menos de 500 mil habitantes.

Elas também estão presentes em todos os setores, mas em maior proporção na construção civil (41,57%), no varejo (20,83%) e bens de consumo (9,87%). A maioria delas (40,45%) possui entre 25 e 49 funcionários.

 

INICIATIVAS

Assim como as startups, as scaleups também podem ser aceleradas por meio de iniciativas que focam em seu desenvolvimento.

Os dois principais programas são o Algar Ventures Open e o Programa Scale-Up Endeavor.

 

 

CASOS DE SUCESSO EM SC

Cata Company

Sede: Florianópolis

Eleita a PME que mais cresce no Brasil pelo ranking da Deloitte em parceria com a Exame, a scaleup Cata Company nasceu de um problema comum entre comerciantes: a falta de troco.

Movida pelo desafio de desenvolver uma solução para isso, criou uma tecnologia chamada CataMoeda em 2013.

Hoje, a máquina marca presença em cerca de 400 lojas de 21 estados brasileiros e Distrito Federal. 

De 2014 a 2016, cresceu mais de 4.500%.

 

ContaAzul

Sede: Joinville

Idealizada em 2011 pelo cientista da computação Vinicius Roveda, a ContaAzul consiste em um sistema de gestão online para micro e pequenas empresas.

Com crescimento atual de quase 100% ao ano, a empresa, que começou a ser pensada em 2007, hoje tem 2 mil novos clientes ao mês.

Em abril do ano passado, anunciou um novo aporte de investimento no valor de R$ 100 milhões pelo fundo norte-americano Tiger Global Management e Endeavor Catalyst.