SC cria Pol�tica Estadual de Incentivo �s Feiras de Produtos Org�nicos

17/01/2019 10:00:00

Espa�os ser�o fiscalizados pela vigil�ncia sanit�ria e defesa do consumidor

SC cria Pol�tica Estadual de Incentivo �s Feiras de Produtos Org�nicos

Quarto maior produtor de orgânicos do Brasil, Santa Catarina estimula cada vez mais a produção sem agrotóxicos e fertilizantes solúveis ou sintéticos.

Os produtores catarinenses contam agora com uma Política Estadual de Incentivo às Feiras de Produtos Orgânicos.

A nova lei, sancionada pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e publicada no Diário Oficial de segunda-feira, dia 14, quer incentivar o consumo desse tipo de alimento, além de estimular o empreendedorismo e cooperativismo.

“Cada vez mais os consumidores estão voltando os olhos para os produtos orgânicos e esta se tornou uma importante atividade para os agricultores catarinenses. É uma alternativa de produção que pode agregar valor e trazer mais renda para os produtores rurais”, ressalta o secretário da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa

A nova lei prevê a organização da cadeia produtiva, simplificação de licenças concedidas aos feirantes e para realização de feiras, programas e projetos voltados para organização de feiras e a possibilidade de convênios entre o poder público e a iniciativa privada para o apoio da comercialização de produtos orgânicos.   

Entre os objetivos da política de incentivo estão promover a segurança alimentar, estimular o empreendedorismo e o cooperativismo, contribuir com a economia solidária e conscientizar a população a respeito dos benefícios da alimentação saudável. 

As feiras de produtos orgânicos serão fiscalizadas pelas autoridades competentes da vigilância sanitária e da defesa do consumidor.

 

Produção de orgânicos em Santa Catarina

Segundo o Cadastro Nacional de Produtos Orgânicos do Ministério da Agricultura, SC é o quarto maior produtor de produtos orgânicos do país.

O estado tem 1.275 unidades de produção cadastradas, um aumento de 12,9% em relação a 2017. O município de Santa Rosa de Lima, na região Sul, é o principal produtor do estado.