Vendas nos supermercados crescem 1,99% em SC

17/01/2019 15:00:00

Dados s�o da Acats e correspondem ao m�s de novembro

Vendas nos supermercados crescem 1,99% em SC

As vendas do setor supermercadista catarinense foram positivas em novembro, superando em 1,99%, em relação a 2017.

No acumulado do ano o índice está em 1,15%.

Os dados foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

Participaram da pesquisa empresas de todos os portes, exceto atacarejos, e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

De acordo com a Acats, o segundo mês consecutivo de recuperação ajudará a transformar o índice negativo até o fechamento do ano.

"O período de novembro já pega um novo momento no ânimo das pessoas com a consolidação do resultado eleitoral em segundo turno. A chegada ao poder de uma nova filosofia de governo, tanto no plano federal como no estadual, renova as esperanças de que de 2019 de diante teremos uma retomada efetiva da economia  através do crescimento da taxa  e investimentos, novos negócios, novos empregos e mais consumo. É o que se espera", de acordo com o presidente da entidade, Paulo Cesar Lopes.

 

CONFIANÇA EM 2019

 Para as empresas que têm lojas situadas na faixa litorânea, os meses de janeiro e fevereiro representam um período especial e de incremento nas vendas com a alta temporada de verão.

As empresas consultadas demonstram otimismo quanto ao resultado da temporada de verão, 75% indicaram que esperam um desempenho superior ao do mesmo período de 2018, na média, 4%, enquanto 15% dos empresários disseram que esperam uma repetição do movimento registrado ano passado.

Em relação ano ano de 2019, o segmento supermercadista catarinense está otimista, de acordo com uma pesquisa realizada com cerca de 100 lideranças empresariais do setor supermercadista, indústria e serviços conectados indicou que 68% dos participantes confiam em uma melhora no ambiente de negócios.

Na consulta sobre desempenho das próprias empresas a postura é ainda mais otimista para o ano que vem, com 95% das respostas indicando resultado positivo e superior ao de 2018.

Em relação à perspectiva da economia no estado e no país com a posse de novos governantes, 68% acham que os negócios com certeza irão melhor e 19% acha que este processo também vai acontecer, porém, de forma mais lenta e gradual.

Um contingente de 13% manifestou mais cautela, neste momento, com muitas dúvidas em relação à efetividade das ações destes novos governantes e parlamentares que irão assumir em 2019.

Ninguém indicou um cenário negativo em 2019.

 

TERMOMETRO DE VENDAS ACATS 2019