Migra��o e implanta��o: entrevista com Antonio Begnini, gerente da IPM Sistemas

18/01/2019 14:00:00

Confira os principais pontos de um sistema para gest�o p�blica em nuvem

Migra��o e implanta��o: entrevista com Antonio Begnini, gerente da IPM Sistemas

Ao contratar um sistema para gestão pública em nuvem é necessário fazer a migração de dados do antigo sistema para o novo.

Um “fantasma” que vem à cabeça de muitos administradores públicos nessa hora é a possível ocorrência de estresses com a mudança.

Há receio de que isso possa prejudicar o andamento do serviço, interromper o funcionamento da prefeitura e gerar outros prejuízos nas prestações de contas, no processamento do RH e na receita, por exemplo.

Isso tudo sem falar na preocupação com a segurança das informações armazenadas.

Esse receio faz com que, mesmo com a necessidade de mudança pela insatisfação com o sistema desktop em uso, muitos servidores se recusem a investir em inovação, o que não faz sentido tendo em vista a facilidade dessa mudança.

Nesta entrevista o gerente de projetos da IPM Sistemas, Antonio Begnini, tira as principais dúvidas que podem surgir antes e durante o processo.

Ele atua na empresa há quatro anos e possui no currículo uma experiência de 12 anos como secretário de governo municipal de Concórdia (SC).

 

Qual a diferença entre a migração de dados e a implantação do sistema?

Antonio Begnini: Na migração, todos os dados contidos no sistema atual são convertidos para o novo sistema. Neste etapa ocorrem ajustes, parametrizações e configurações na base de dados. Já na implantação, o sistema é instalado e liberado para o cliente, dividindo-se em etapas como: treinamentos, homologações e acompanhamento local com consultor especializado.

 

Quanto tempo dura a migração de dados e como ela é feita? 

Antonio Begnini: O processo de migração é dividido em duas etapas. A primeira e mais demorada envolve a coleta, analise, criação de migradores e configuração da base. Esta etapa poderá levar até 60 dias, mas não interfere no funcionamento da prefeitura. A segunda parte é a migração definitiva. Nesta, sim, teremos uma paralisação de no máximo cinco dias e, durante esse período, nenhum dado poderá ser inserido ou alterado.

 

Todos os dados serão migrados para o novo sistema?

Antonio Begnini: Sim, todos os dados que constam na base coletada serão migrados. 

 

Como são feitos os treinamentos após a migração? 

Antonio Begnini: Todos os treinamentos são executados durante a migração definitiva, momento este em que a base de dados não poderá ser utilizada. Os treinamentos são executados em base preparada especialmente para isso e com dados da própria prefeitura.

 

O órgão público terá a sua rotina prejudicada com o processo?

Antonio Begnini: Todo a migração de dados cria um processo de exceção, pois implica em ajustes e adaptações a um novo sistema, mas a IPM possui um método de implantação bastante eficiente em que estes impactos são amenizados. 

 

Quanto tempo dura a implantação? 

Antonio Begnini: O processo de implantação propriamente dito tem um tempo médio de execução de cerca de 30 dias úteis, dependendo do cliente. Neste período, o sistema será utilizado normalmente, onde serão feitos ajustes, se necessários, e com acompanhamento de um consultor.Confira o passo a passo desse processo no blog do Gestor Público Municipal

Já aconteceram problemas na implantação?

Antonio Begnini: Sim, já enfrentamos problemas durante as implantações, tanto de ordem técnica, que são de certa forma fáceis de contornar, quanto de ordem pessoal, que vão desde a não aceitação de um novo sistema, até a resistência a mudanças.

 

Como vencer a resistência de alguns servidores quanto a mudança de sistema por já estarem acostumados com o anterior?

Antonio Begnini: Este é um processo que necessita de uma atenção especial, pois é necessário que todos estejam dispostos a colaborar para o sucesso de uma implantação. Utilizamos o método de jogo aberto com todos, realizando reuniões que antecedem a migração, compartilhando com os servidores municipais o processo que será executado, os problemas que poderemos enfrentar, as vantagem que o nosso sistema oferece, a redução de retrabalhos e a oportunidade de aprenderem uma nova ferramenta de tecnologia de ponta. Contamos ainda com a presença de consultor especializado em todas as áreas durante todo o processo de implantação.