ONG de inclus�o digital capacita 1,3 mil jovens no Sul do Brasil em 2018

18/01/2019 10:00:00

CPDI tem projetos como o Introdu��o � L�gica de Programa��o e o Escola Rural

ONG de inclus�o digital capacita 1,3 mil jovens no Sul do Brasil em 2018
Foto: Divulga��o

Em 2018, a ONG Comitê para Democratização da Informática (CPDI) beneficiou 19 comunidades em toda a região Sul do país por meio de seus projetos de inclusão digital para jovens.

Foram, ao total, 1.311 alunos certificados.

Para Cleusa Kreusch, coordenadora da organização, contar a história do CPDI é falar de uma experiência que deu certo:

“Ultrapassamos fronteiras sem perder nosso referencial e consolidamos naturalmente a missão do CPDI. Nosso trabalho é amparado por uma proposta político pedagógica inspirada em conceitos do educador Paulo Freire, o que possibilita a aplicação em diferentes cenários. Trata-se de uma pedagogia construída a partir da percepção da realidade local, que pode ser transformada a partir de ações cidadãs pontuais para cada instituição, realidade e público”.

Dentre os programas do CPDI, estão:

  • Ecola Rural, patrocinado pela Philip Morris Brasil, que beneficiou 377 jovens agricultores no ano passado e visa promover a educação digital no campo, evitando assim o êxodo rural

  • Espaço Cidadão, que oferece cursos de Introdução à Informática Básica e Cidadania (engloba todas as plataformas digitais, desde o pacote Office até infográficos e aplicativos, por exemplo)

  • Introdução à Lógica de Programação, que está com inscrições abertas

  • Mão na Massa, que ensina desenvolvimento de games e aplicativos, em parceria com a Cheesecake Labs

“Para 2019 esperamos contar com todos os nossos parceiros de longa data, e com novas parcerias para que o nossos propósitos de inclusão e de empoderamento digital possam ser completados com êxito”, finaliza Cleusa.