SC assina termo t�cnico e comercial para �rea portu�ria com Espanha

26/03/2019 09:00:00

� o primeiro acordo do g�nero entre os as partes

SC assina termo t�cnico e comercial para �rea portu�ria com Espanha

Com o objetivo de facilitar o comércio e o desenvolvimento de projetos entre as áreas portuárias de Santa Catarina e Espanha, a SC Participações e Parcerias S.A. (SCPAR) e a Autoridade Portuária de Valência (APV) assinaram, na 25ª Feira Intermodal, em São Paulo, uma carta de intenções para cooperação comercial, científica e tecnológica.

É o primeiro acordo do gênero entre os dois países.

Em Santa Catarina, o termo abrange os portos públicos de Imbituba e de São Francisco do Sul.

O convênio abarca as áreas de informação logística, gestão e processo logístico-portuários.

A informação logística abrange a modernização de processos de Tecnologia da Informação (TI), com a implementação de sistemas automatizados e o monitoramento em tempo real das operações.

A gestão engloba o intercâmbio de conhecimentos de governança corporativa, aprimoramento das tomadas de decisão e do relacionamento com os stakholders (todos os envolvidos na atividade portuária).

Já os processos logístico-portuários abrangem a rotina das operações.

O objetivo nesse quesito é, a partir do modelo de sucesso do Porto de Valência, tornar os portos públicos catarinenses e mais competitivos em relação a outros países.

“Temos muito a aprender com eles. Esperamos receber o know how técnico do Porto de Valência para melhorar a eficiência dos nossos portos nos temas abrangidos pelo convênio. Queremos criar uma marca de qualidade dos portos catarinenses”, ressalta Fabiano Ramalho, diretor jurídico da SCPAR.

A data de início e a forma como será efetivada a cooperação ainda serão ajustadas.

“Neste primeiro momento, os trabalhos serão voltados à criação de uma agenda direcionada à capacitação e à qualidade”, esclarece o diretor.