Metodologia TXM Branding auxilia na gest�o e cria��o de marcas
28/03/2019 06:00:00
Confira como funciona a estrutura desenvolvida pela Maka.Branding
Com as novas formas de comunicação entre clientes e marcas, as empresas que desejam se destacar perante o mercado precisam construir e pensar na organização por meio de um relacionamento sólido com os clientes e potenciais consumidores.
As novas tecnologias do mercado atual demandam uma maior conexão das marcas com os consumidores, construindo um relacionamento duradouro.
De acordo com Leandro Werner, empresário e consultor em gestão de marcas, atualmente, o marketing vem revelando novos princípios de marca e conectando-as a seus consumidores.
Neste modelo, onde as necessidades dos clientes são o foco desta nova estruturação do marketing, o processo de fixar a marca na mente do consumidor ficará mais fácil.
“Este posicionamento refere-se ao lugar que a marca deseja ter na mente do consumidor. Para as marcas, torna-se importante este processo. Na era da superinformação deve-se tentar alcançar o público desejado primeiro”, comenta.
O especialista destaca que para uma marca se posicionar perante o seu público, ela deve deixar claro qual o seu objetivo e quais suas visões de mercado:
“Com este posicionamento bem definido, fica mais fácil manter a marca na mente do consumidor. O posicionamento deve articular no sentido de colocar à disposição do consumidor um objetivo claro e bem definido, diferenciando a marca dos demais concorrentes”.
Aplicando a metodologia na prática
Atenta às necessidades e ao novo relacionamento com os consumidores, a empresa blumenauense GPS Contabilidade aderiu às estratégias de branding para lançar a marca já consolidada no mercado, e criar experiências, proporcionando uma visão completa da verdadeira essência da empresa.
Para auxiliar na gestão e estruturação da marca, a empresa contou com uma metodologia pioneira no mercado: a TXM Branding.
Desenvolvida pela também empresa blumenauense Maka.Branding, em parceira com o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional da Universidade Federal de Santa Catarina (LOGO/UFSC), a metodologia foi responsável por estruturar o DNA da GPS Contabilidade, identificando a contextualização dentro do mercado e seu posicionamento.
Maka conta que também foi feito um levantamento de todas as personas da marca, para gerar experiências que fossem mais assertivas para o público alvo da empresa:
"Com isso, foi possível entender e construir a atmosfera da marca e suas conexões com outras áreas, mapeando clientes, fornecedores, associações e parceiros estratégicos".
Com este processo, a GPS redefiniu o portfólio de produtos e analisou todos os dados coletados:
"Então, finalmente chegou a hora de criar as experiências de marca, desde o logotipo, passando pela tagline, linguagem do consumidor, site, material impresso de papelaria e promoção, e também todos os materiais digitais".
Maka ressalta que, por meio da metodologia Lego Serious Play, a empresa participou de todo o processo, possibilitando entender quais os canais a serem utilizados e suas funções para propagar a marca.
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