Um ecossistema liderado por empreendedores

29/03/2019 07:00:00

Por Guilherme Lopes, l�der da Endeavor em Santa Catarina

Um ecossistema liderado por empreendedores

Por Guilherme Lopes
Líder da Endeavor em Santa Catarina

 

Quando pensamos em empreender, naturalmente buscamos referências. Recorremos à inspiração de quem transformou o mundo, como Bill Gates da Microsoft, Steve Jobs da Apple, Jack Ma do Alibaba, entre outras dezenas de referências que nos inspiram a resolver grandes problemas.

Também buscamos referências locais de empreendedores na família, amigos ou referências regionais - assim como fazemos na Endeavor: organização global, presente em mais de  30 países, de fomento ao empreendedorismo de alto crescimento e impacto.

Por aqui, buscamos  empreendedores que crescem, geram empregos e que são inspiração para outros empreendedores.

Inspiração gera referência. Os empreendedores apoiados por nós são exemplos para as novas gerações de empreendedores. Buscamos ter um exemplo de empreendedores para cada brasileiro.

E no Brasil, em 2020, a Endeavor completa 20 anos. Desde os anos 2000 impactamos empreendedores e empreendedoras, incentivando-os a serem a chave mais importante de mudança no ecossistema, se distanciando daquela visão antiga de que o empresário é vilão de novela. 

Uma das formas de fazer isso é por meio do programa Scale-Up Endeavor, que a partir de 2019 acontece semestralmente em oito estados brasileiros - e Santa Catarina é um deles.

A seleção busca por empreendedores de alto crescimento escolhidos dentro de um processo em que avaliamos mais de 200 empresas e selecionamos em média 10 empresas por edição do programa. Uma Scale-up é o próximo passo da startup.

Cresce no mínimo 20% ao ano nos últimos três anos, e podem crescer muito mais. Ou seja, se fossem pessoas, elas seriam adolescentes: inovadores, questionadores, mas com crises existenciais e estirões de crescimento que chegam a doer.

O programa funciona pois criamos um ambiente de confiança formado somente com empreendedores que possuem desafios de crescimento semelhantes, tais como: formação de lideranças, contratações rápidas, captação de investimento e melhoria de produto.

Além disso, oferecemos um mentor padrinho, que de forma voluntária apoia a Scale-up em um desafio estratégico ao longo dos seis meses do programa.

Toda essa lógica é baseada no que chamamos na Endeavor de efeito multiplicador. Ou seja, nossa rede inspira, mentora e, em alguns casos, investem em empreendedores. Esse efeito multiplicador acontece em todas as camadas e estágios de um empreendedor, seja quando ele atinge o estado da arte, como as histórias do Steve Jobs, ou casos próximos a realidade de muitos empreendedores, como a história do Leandro e Leonardo empreendedores Endeavor da Ecoville (confira aqui a história) - e que estará, inclusive, no palco do Day1 deste ano. (confira aqui a transmissão online do evento)

Quando as empresas locais começam a ser referências em crescimento, elas revolucionam a realidade local, movimentando e motivando outras empresas a seguirem o mesmo caminho. Isso cria “máfias” do bem, com o exemplo já conhecido da empresa americana  PayPal pioneira, que há 20 anos, revolucionou o pagamento online no mundo.

Ela foi construída por profissionais que, ao deixarem a companhia, após a venda para o eBay, outra gigante do comércio eletrônico, em 2002, fundaram ou apoiaram as mais bem-sucedidas startups do planeta.  Os fundadores do YouTube, hoje avaliado em mais de US$ 100 bilhões, são ex-funcionários do PayPal. O Facebook, o Uber e o Airbnb, três das mais valiosas startups do mundo, receberam aportes de ex- funcionários do PayPal em seus estágios iniciais.

Aqui em Santa Catarina, conseguimos identificar alguns grupos ligados à empreendedores pioneiros da tecnologia. É comum reconhecermos empreendedores que foram influenciados por empresas como Senior Sistemas, Datasul e Neogrid, Digitro, Softplan, Fundação Certi,  entre tantas outras.

Essas empresas lideraram  inovações em seus setores e geraram uma série de outros empreendedores ao seu redor. Nós, da Endeavor, nos especializamos em buscar e selecionar esses empreendedores de alto impacto e já fizemos isso com mais de 110 empresas, por meio do programa Scale-up, e nosso objetivo é que esses empreendedores sejam o poder de transformação do Brasil.