Produtores de vinho comemoram resultados da V�ndima de Altitude

29/03/2019 09:00:00

Pelo menos 50 mil pessoas de v�rios estados passaram pelo evento

Produtores de vinho comemoram resultados da V�ndima de Altitude

A 6ª Vindima de Altitude, que iniciou no início de março e termina neste fim de semana, registrou balanço positivo para os municípios produtores de vinhos e espumantes na Serra e Meio-oeste de SC.

Foi superada a expectativa de 50 mil visitantes durante as cinco semanas do mês que coincide com o início da colheita da uva e da produção de vinhos da nova safra.

A programação vai até domingo, dia 31, mas os interessados em conhecer as vinícolas, a gastronomia, o artesanato e as belezas naturais da região podem fazê-lo em qualquer época do ano.

“A rede hoteleira de São Joaquim e região teve lotação completa em março, o que se deve ao sucesso da Vindima”, diz o coordenador do evento, Acari Amorim.

Os turistas vieram dos estados da região sul do país, mas também de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Além do vinho, eles se interessam por outros produtos locais, como a maçã, a carne frescal, o queijo e o mel. 

A colheita, que vai até maio, deve chegar a um milhão de quilos de uvas, e a produção de vinhos e espumantes alcançará a marca de 1,2 milhão de garrafas.

“Praticamente todas as vinícolas já receberam prêmios nacionais e internacionais pela qualidade de seus vinhos”, diz Acari. “Este é um momento muito feliz para nós porque é quando aparece o resultado do ano inteiro de trabalho”, afirma o coordenador da Vindima.

Hoje, o segmento gera em torno de dois mil empregos diretos em São Joaquim e municípios vizinhos.

A Vindima deste ano envolve as vinícolas D’Alture, Hiragami, Suzin, Quinta da Neve, Leone di Venezia, Vivalti, Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Vinhedos do Monte Agudo e Pericó (todas de São Joaquim), Abreu Garcia (Campo Belo do Sul), Serra do Sol (Urubici) e Thera (Bom Retiro).

É organizada pela Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados, realizada via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Zabot, Engie, Lamar Super Center e Oxford, apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, BRDE, SESC, Santur, Boccati, Aproserra, IFSC, Governo de Santa Catarina, Sebrae, Terroir Villaggio e Souza Cruz, e viabilizada pelo Ministério da Cidadania e Governo Federal.