Documentos e informa��es para a elabora��o da declara��o do IRPF

01/04/2019 11:00:00

Confira no Boletim do Empres�rio da Fator Contabilidade

Documentos e informa��es para a elabora��o da declara��o do IRPF

Todo início de ano é recomendado aos contribuintes do Imposto sobre a Renda de Pessoas Físicas (IRPF) que seja preparado com antecedência os documentos e informações necessárias para a elaboração da Declaração de Ajuste Anual (DIRPF 2019).

Para isso, tenha em mãos a cópia da declaração do ano anterior e todos os documentos e informações referentes ao ano-calendário de 2018 que deverão instruir a declaração.

O prazo para entrega da declaração tem início no dia 1º de março e termina no dia 30 de abril.

Seja muito criterioso para não se esquecer de declarar documentos e informações que são obrigatórias.

Relacionamos a seguir, os principais documentos e informações necessários para facilitar a elaboração da declaração.

Lembramos que esta relação não esgota todas as possibilidades de operações que o contribuinte possa ter feito no ano de 2018:

Documentos de identificação pessoal: Número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Título de Eleitor, CPF do cônjuge (quando declarado em conjunto); endereço completo para correspondência, quando for a 1ª declaração do contribuinte, Informação de conta bancária para restituição do Imposto sobre a Renda (se for o caso), Atividade profissional exercida, Cópia da última declaração entregue (se houver), 

Informações sobre dependentes e alimentandos: Nome do cônjuge, dos filhos etc, quando considerados dependentes.

Comprovantes dos rendimentos: Comprovantes de rendimentos recebidos de pessoas físicas e jurídicas, tais como salários, pró-labore, prestação de serviços autônomos, aposentadoria, pensão, aluguéis, restituições, indenizações, prêmios, lucros, herança, doações, bolsa de estudos, dividendos, fundo de garantia, poupança, aplicações financeiras e outros investimentos etc.

Comprovantes de pagamentos: Comprovantes de pagamento de instrução, pensão alimentícia, aluguéis, médicos, dentistas, psicólogos, convênios médicos, previdência oficial e privada; doações a candidato político ou partido político; doações efetuadas aos Conselhos Estaduais, Municipais ou Federais dos Direitos da Criança e Adolescente e, incentivo a cultura. Recibos de pagamentos de salários e cópias das guias do INSS de empregados domésticos.

Comprovantes dos bens e direitos: Comprovantes de aquisição ou alienação de bens, tais como escritura de imóveis, recibo de veículos, de participações societárias etc. Extratos bancários com saldos de contas corrente, poupança, aplicações financeiras e outros investimentos, notas de corretagem das operações com ações, contratos etc.

Comprovantes de dívidas e ônus reais: Comprovantes de dívidas e ônus reais tais como contratos de empréstimos contraídos de pessoas físicas e jurídicas.

Comprovantes do carnê-leão: Livro Caixa e os comprovantes (Darf) do Imposto sobre a Renda pago durante o ano de 2018.

Guarda de documentos: Deixe anexado junto com o recibo e a cópia da declaração, todos os documentos e informações que serviram de base para instruir e comprovar a exatidão das informações prestadas e mantenha-os arquivados pelo prazo prescricional de cinco anos atribuídos à guarda da declaração.

Assessoria profissional: Em suma, face à complexidade do sistema tributário brasileiro e de suas alterações constantes na legislação, a assessoria profissional de um contador tem função estratégica, inclusive para certificar-se da consistência das informações prestadas. Quando do rastreamento das informações a consistência vai proporcionar mais eficácia e agilidade à fiscalização. O estudo de todos os detalhes diminui o risco de inclusão da declaração na malha fina.


CONTEÚDO OFERECIDO PELA FATOR CONTABILIDADE

Somos uma organização contábil com 25 anos de mercado. 

Oferemos serviços contábeis e gerenciais com qualidade e inovação, atendendo todos os segmentos de Mercado.

Possuimos certificação do selo ISO 9001 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2012, com recertificação em 2015.

Implementamos o Programa de Gestão da Qualidade do Sebrae.

Temos mais de 400 clientes ativos atendidos em 15 estados.


LINHA DIRETA
www.fatorcontabilidade.com.br
Alameda Rio Branco, 14 - Sala 501
Fone: (47) 2123-2500
[email protected]
Facebook